Economia

Carnaval deve movimentar R$13,9 milhões e gerar empregos

Neste ano os serviços são ainda 29,3% menores comparados à antes da pandemia 

Apesar do cenário de pandemia, o Carnaval em 2022 deve ter uma movimentação financeira de R$ 13,9 milhões em Roraima, segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Os dados foram analisados pela assessoria econômica da Fecomércio em Roraima e mostram que apesar do movimento, o resultado no Estado ainda é 29,3% menor do que antes da pandemia. 

De acordo com o economista Fábio Martinez, o Carnaval em Roraima deve registrar um crescimento de 27,8% em relação ao ano passado e gerar em torno de 30 empregos temporários, mas alerta. “Teremos uma movimentação financeira maior, mas isso não significa que a procura pelos serviços aumentou. Os números mostram que a movimentação financeira este ano ainda será menor comparando com o Carnaval de 2020, realizado antes da pandemia ser decretada”. 

Enquanto no ano passado, 20 governos estaduais optaram pelo cancelamento do feriado e dos pontos facultativos, este ano, 11 das 26 capitais já confirmaram que manterão o calendário. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, lembra que o Carnaval não é um feriado nacional, mas é o principal evento da agenda do turismo brasileiro. 

 “Independentemente das festas que, em sua maioria, foram adiadas ou canceladas neste ano, a decretação de feriado ou ponto facultativo, em níveis regionais, acaba movimentando o setor de forma significativa”, relatou.