O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) homenageou o ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Péricles Aurélio Lima de Queiroz, com a entrega da medalha do Mérito Judiciário de Roraima, pelo desenvolvimento de relevantes serviços à comunidade jurídica nacional.
A comenda foi entregue pelo presidente do Poder Judiciário estadual, desembargador Cristóvão Suter, que por sua vez recebeu uma homenagem do ministro, ao receber o medalhão do Bicentenário do STM.
O ministro veio a Roraima para comandar uma aula sobre a história, competência, desafios e perspectivas da Justiça Militar. A palestra realizada nessa quinta-feira (24), cujo tema foi “Justiça Militar: história, competência, desafios e perspectivas”, foi promovida pelo programa de pós-graduação em Residência Judicial do TJRR. A palestra completa pode ser vista no canal do Poder Judiciário de Roraima no YouTube.
Segundo Cristóvão Suter, o evento foi um momento ímpar para a Corte roraimense e para os alunos do programa de pós-graduação. “Recebemos um expoente da literatura jurídica nacional, que nos brindou com uma brilhante exposição sobre a história da Justiça Militar, reforçando a parceria entre o Tribunal de Justiça de Roraima e o Superior Tribunal Militar”, declarou.
Para o ministro do STM, o evento estreitou ainda mais os laços entre o STJ, as Justiças Militar e Estadual de Roraima. “Já temos uma colaboração, uma cooperação de forma que me sinto honrado em comparecer novamente às instalações do TJ de Roraima para participar deste evento”, destacou.
O aluno residente do programa de pós-graduação, Vânio José de Souza, agradeceu a oportunidade de participar da palestra com o ministro do STM e destacou a importância da aula para a formação acadêmica. “Durante a faculdade, a gente tem um contato muito breve com o que é a Justiça Militar. Essa palestra do ministro Péricles Queiroz nos trouxe um novo olhar, uma nova perspectiva do que é o STM, principalmente para nós, civis”.
Participaram do evento autoridades civis e militares de Roraima e Brasília, como a chefe do Gabinete Militar do TJRR, coronel Valdeane Alves, o procurador-geral da Justiça Militar, Antônio Pereira Duarte, o corregedor-geral de Justiça do Ministério Público de Roraima, Alessandro Tramujas, a titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri e da Justiça Militar de Roraima, Juíza Lana Leitão, e o chefe da Procuradoria de Justiça Militar em Roraima, promotor de Justiça Militar Max Repsold.