A partir desta quinta-feira (3), deputados federais e estaduais estão autorizados a mudar de partido sem sofrer qualquer punição. A janela partidária seguirá até o dia 1º de abril.
A tendência é que as duas legendas do centrão, o PL e o PP, sejam as mais beneficiadas em Roraima além do Progressistas. As informações foram apuradas pela FolhaBV com líderes na Assembleia e na bancada de Roraima.
Na esfera estadual, o deputado estadual Soldado Sampaio confirmou sua saída do PCdoB (Partido Comunista do Brasil) e afirmou que vai ingressar nas fileiras do Republicanos, liderado pelo grupo do senador Mecias de Jesus.
A deputada Tayla Peres do PRTB comandado pelo grupo do deputado Coronel Chagas, explicou que com a nova configuração legal, na qual não há possibilidade de coligações para eleições proporcionais, ela tem conversado bastante com alguns partidos.
“Tudo dependerá tanto do cenário estadual como do nacional, uma vez que ainda há possibilidades da criação das federações, o que poderá influenciar na decisão a ser tomada. Como temos até o final do mês de março para decidir, vou me posicionar um pouco mais pra frente”.
O deputado Nilton do Sindpol, que hoje está no Patriotas, explicou que está avaliando convite de outros partidos.
O deputado Jorge Everton, que atualmente está sem partido, deve entrar em outra legenda, mas informou que ainda está avaliando as opções.
Na Bancada federal, o deputado Ottaci Nascimento do Solidariedade explicou que este mês é crucial para que as negociações se firmem.
“Estamos analisando os partidos e posso até citar o PP. Semana que vem vou conversar com o presidente nacional do Solidariedade, que tem um entendimento para nossa permanência no partido. Vamos colocar tudo na mesa para tomarmos a decisão o mais rápido possível de permanecer no Solidariedade ou migrar para outro partido”
O deputado federal Jhonatan de Jesus explicou que seu grupo político está fortalecendo o Republicanos em Roraima.
“Estamos trabalhando para trazer mais deputados e está tudo andando e vamos anunciar a formação de um bloco parlamentar muito forte para disputar as eleições estaduais. Vamos eleger no mínimo dois deputados federais por Roraima e cinco estaduais por Roraima”.
O que é janela partidária
A janela partidária é um período de 30 dias, previsto em lei, em que deputados federais e estaduais podem mudar de partido sem a possibilidade de perder o mandato por infidelidade partidária.
A lista com todos os filiados em cada partido deverá ser divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) afinal do prazo em abril. A filiação partidária é um dos requisitos para o registro de candidatura para a eleição.