Cotidiano

Profissionais do 'Mais Médicos' reclamam de atraso de pagamento

Médicos, a maioria cubanos, participantes do Programa Mais Médicos em Boa Vista, em Roraima, denunciaram a Prefeitura de Boa Vista pelo atraso no pagamento da ajuda de custo a esses profissionais. Ao todo, 52 médicos atuam no município.

Os profissionais reclamam do atraso no pagamento. Até o fechamento desta matéria, 6 de março eles não haviam recebido, apesar do pagamento municipal ter ocorrido no dia 24 de fevereiro.

“O prefeito até hoje não pagou a ajuda de custo dos médicos do programa mais médicos. Meu esposo é médico do programa e temos medo de retaliações, pois eles exigem muito dos médicos mas na hora de pagar não paga em dia”

A denunciante explicou ainda que os médicos ganham R$ 2.500 de ajuda de custo para se manterem, depois que se recusaram a fazer plantão.

“É muito pouco. A prefeitura de Boa Vista é a que menos paga a ajuda de custo dos médicos e ainda nunca fazem o pagamento no dia em que o salário sai. Nos alegaram que por conta dos feriados o pagamento foi comprometido pois é feito manualmente e não através de um sistema como os outros pagamentos. Esse povo esquece que os médicos e familiares também votam. Só são formados no exterior. Mas são brasileiros e os intercambistas são naturalizados e votam também”.

Outro lado

Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que não há atraso no pagamento da ajuda de custo aos médicos do programa Mais Médicos e que a previsão do Fundo Municipal de Saúde é que o pagamento referente ao mês de março seja nesta segunda-feira, 7.

Mais Médicos

Lançado em 2013 pelo Governo Federal, o Mais Médicos faz parte de um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de acelerar os investimentos nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos.

Segundo o Ministério da Saúde, durante todo o período em que os profissionais estiverem na cidade, o Governo deve garantir ajuda de custo a esses profissionais para moradia e alimentação. Os benefícios são de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).