Cotidiano

Comunidade acadêmica da UERR conta com acolhimento psicológico

Atendimentos ocorrem de forma presencial e virtual, uma vez na semana

O aluno ou servidor (efetivo, comissionado e terceirizado) da Universidade Estadual de Roraima (UERR) pode buscar ajuda psicológica no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), no campus Boa Vista. Os atendimentos são disponibilizados nas modalidades presencial e online pela ferramenta Google-Meet.

A coordenadora, Jussara Barbosa, explica que a proposta da iniciativa é melhorar a qualidade de vida das pessoas assistidas, com orientações acerca da importância da saúde mental, com destaque para as questões acadêmica, profissional e/ou social.

“Muitas pessoas associam psicoterapia à loucura. Esse pensamento é resultado do estigma que o sofrimento emocional e as ‘doenças mentais’ ainda carregam e que precisa ser combatido. Contar com ajuda especializada não é um fator negativo”, ressalta Jussara.

O acompanhamento psicológico ajuda o paciente na compreensão do processo de adoecimento e oferece estratégias de enfrentamento à doença, seja ela qual for. “Neste tipo de modalidade, há o esforço de oferecer os melhores instrumentos e ferramentas para que o sujeito possa superar questões pontuais que lhe causam sofrimento”, explica.

Os atendimentos ocorrem conforme a demanda, em sessões semanais. Os agendamentos são feitos pelo e-mail [email protected] e telefone 2121-0947, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.