Cotidiano

Procon vai às ruas explicar a clientes direitos garantidos em lei

Ação do órgão aproxima consumidores e ensina como ser consciente

Para marcar o Dia Mundial do Consumidor, comemorado nesta terça-feira, 15, será promovido nesta sexta-feira, 18, a Semana do Consumidor, com ações voltadas também para os fornecedores. 

“Pensando nisso, nos descontos ofertados pelo comércio, a gente faz a Semana do Consumidor, acompanhando e trazendo-o para mais perto do órgão, possibilitando o acesso, com orientação e resoluções de conflitos e recebimentos de denúncias”, explicou a diretora do Procon Assembleia, Mileide Sobral. 

Conforme ela detalhou, as situações recorrentes no órgão de defesa do consumidor serviram de base para as ações deste dia.  

“A ideia é deixar a população mais atenta com relação a esses direitos. Então, trouxemos dicas no material impresso para que o consumidor possa levar para casa e ler com calma. São informações sobre o consumo consciente e quais atitudes que deveriam tomar diante de qualquer ato contrário ao seu direito enquanto consumidor”, acrescentou. 

Até sexta-feira, as equipes do Procon estarão na avenida Ataíde Teive, bairro Tancredo Neves; Sólon Rodrigues Pessoa, no Pintolândia; na rua Jaime Brasil, Centro, e nos shoppings da cidade. 

“A informação é a principal arma do consumidor, pois se ele estiver bem-informado, dificilmente vai passar por alguma situação que não esteja preparado para lidar. Nossas equipes estão prontas para qualquer coisa, desde a orientação, sanar dúvidas e a mediação de conflitos”, disse. 

Lorena Macedo, garimpeira, ficou surpresa com a ação do Procon, pois está há pouco tempo em Roraima e é a primeira vez que presencia esse tipo de atividade de um órgão que resguarda o direito do consumidor. 

“É muito boa essa ação, tanto para quem compra parcelado quanto à vista. É a primeira vez que estou vendo isso e estou gostando muito. As pessoas que gostam de reclamar, como eu, agora têm onde reclamar. Essa campanha deve continuar, independentemente de ser o Dia do Consumidor. Já estou vendo neste folheto muitas informações importantes, vou levar para casa e ler com calma, porque vale a pena ficar informado. Muito bom esse trabalho”, disse a garimpeira ao criticar os juros exorbitantes para compras parceladas. 

Cassiel Souza de Almeida, gerente de uma loja, também aprovou a iniciativa do Procon Assembleia, por ser mais uma oportunidade de adquirir conhecimento sobre os direitos dos consumidores. 

“Isso é bom porque muitas vezes o cliente já chega alterado, gritando, tentando constranger a gente, dizendo saber da lei, mas às vezes não sabe. Trabalhamos com eletrônico e tem produtos que já vêm com defeito, alguma avaria. Quando o cliente vem trocar, a gente conversa para saber se o defeito é do mau uso ou de fábrica para fazer a substituição, na tranquilidade”, destacou. 

Orientações 

Diante de uma situação de violação de direito do consumidor, o Procon orienta que o primeiro passo é negociar com o fornecedor, de preferência por escrito. O segundo é procurar o Procon Assembleia, caso não chegue a um acordo. A última alternativa é procurar o Poder Judiciário. 

Entre as dicas para ser um consumidor consciente, estão evitar o consumismo, ou seja, não querer comprar tudo que vê pela frente; pesquisar a marca em várias lojas; planejar os gastos e o orçamento; não assumir dívida que não pode honrar; não ter vergonha de negociar o preço; prestar atenção na qualidade dos produtos na hora da compra; não se deixar influenciar pela propaganda, publicidade ou vendedores e se informar com parentes e amigos sobre a qualidade, duração e funcionamento dos produtos e serviços.