Cotidiano

Polícia Civil de RR integra ação interestadual contra tráfico e lavagem

No Estado, policiais cumprem dois mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão em domicílio, decorrente de uma investigação iniciada em novembro de 2018

A Polícia Civil de Roraima participa desde o início da manhã desta quinta-feira (17), da operação Smurfing, que visa identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, com atuação em todo o Brasil. Em Roraima, policiais cumprem dois mandados de prisão preventiva e um de busca e apreensão em domicílio, decorrente de uma investigação iniciada em novembro de 2018.

No Estado, a operação é coordenada pela Delegacia Geral de Polícia e Dopes (Departamento de Operações Especiais), e a execução é feita pelo Grupo de Resposta Imediata, sob a coordenação da delegada Simone Arruda. Policiais que integram o Grupo de Resposta Tática também participam da ação.


Operação visa desarticular organização criminosa voltada à prática dos crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro (Foto: PCRR)

Os detalhes da operação serão divulgados pela Polícia Civil em momento oportuno, após a conclusão dos trabalhos que estão em andamento.

A ação é coordenada pela Polícia Civil de Pernambuco, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Quatrocentos policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães de 16 Estados do País participam da ação.

Em todo o País, são cumpridos 75 mandados de prisão, 45 de busca e apreensão domiciliar, sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros, todos expedidos pela Vara Criminal da Comarca de Ipojuca.

O nome da operação remete à tipificação da lavagem de dinheiro, que consiste em dissimular ou esconder a origem ilícita de ativos financeiros e bens patrimoniais, de modo que pareçam lícitos.