Dezessete comunidades indígenas de Boa Vista irão ampliar, neste ano, as áreas de plantio de milho de 50 para 100 hectares. Os territórios começaram a ser preparados neste mês, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas (Smaai).
As comunidades são atendidas pelo Projeto Culturas de Inverno, desenvolvido desde 2018 pela Prefeitura de Boa Vista, com o objetivo de melhorar a produtividade das lavouras indígenas, assim como ofertar alimento para que possa ser distribuído entre os povos.
Os produtores recebem, por meio do projeto, suporte e assistência técnica, com acompanhamento em todas as etapas do processo de plantio. “Estamos promovendo a primeira etapa de abertura de áreas e incorporação de calcário com antecedência. A Comunidade da Ilha será assistida com 10 hectares, recebendo toda a assistência técnica para, na próxima etapa, efetuar o plantio”, explicou o técnico agrícola da Smaai, Ariosto Brito.
Para a tuxaua Lindalva Morais, essa nova área beneficiará toda a região com mais autonomia e geração de renda. “Essa abertura de área veio em boa hora para beneficiar muitas famílias e continuar mantendo nossa cultura. Não só com plantio de milho, mas também outros tipos de produção como a mandioca e a melancia”, afirmou.