Cotidiano

Mucajaí foi a 7ª localidade mais recenseada em teste nacional do IBGE

Foi a primeira vez que instituto organizou um teste dessa proporção para o Censo e divulgou seus resultados em caráter experimental, para verificar a necessidade de melhorias a serem implementadas no recenseamento definitivo a partir de agosto

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados do Teste Nacional do Censo Demográfico 2022. Em Roraima, o Município avaliado foi Mucajaí, que com 5.143 pessoas visitadas, foi a sétima localidade com mais habitantes recenseados no estudo.

Dos moradores do eixo central, 51,6% eram mulheres e 48,4% homens. A população idosa, de 60 anos ou mais, foi de 542 pessoas (10,5%). Os profissionais do IBGE foram a 2.301 endereços, sendo 1.576 domicílios particulares permanentemente ocupados.

Na pesquisa nacional, Mucajaí, a 55 quilômetros distante da capital Boa Vista, foi a localidade com mais habitantes por domicílio, com 3,3 pessoas. Por outro lado, foi o segundo lugar com menor percentual de idosos por residência.


Entrada do município de Mucajaí, a 55 quilômetros da capital Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Das entrevistas realizadas, 99,9% foram presenciais e 0,1% por telefone. No teste nacional, Mucajaí foi a sexta localidade que mais realizou entrevistas presenciais, proporcionalmente. Em todo o País, o IBGE aplicou o questionário básico (26 perguntas) e o da amostra (77 indagações).

Na pesquisa, o IBGE avaliou equipamentos, sistemas de coleta, questionários, processo de capacitação, captura das coordenadas de GPS e a abordagem à população em contextos regionais.

Foi a primeira vez que o instituto organizou um teste dessa proporção para o Censo e divulgou seus resultados em caráter experimental, para verificar a necessidade de melhorias técnicas e metodológicas a serem implementadas na operação definitiva. As estratégias serão adotadas para mobilização dos 180 mil recenseadores, que visitarão os mais de 70 milhões de domicílios brasileiros a partir de 1º de agosto. O censo terminará em outubro e a divulgação dos primeiros resultados está prevista para dezembro.

“Além de testar a operação em campo, o grande objetivo foi mostrar à população os benefícios do Censo e ainda gerar mobilização e dar visibilidade à operação”, afirmou o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

“O teste foi um esforço em busca de qualidade e aperfeiçoamento, sobretudo no que tange ao processo de ambientação e capacitação dos coordenadores estratégicos do Censo. Destaco que seguimos recomendações internacionais para realização do censo e que a função essencial da operação é contar todo mundo em um mesmo período. Por isso, vamos voltar a essas localidades, em agosto, para recenseá-las novamente”, acrescentou Cimar.