As provas do concurso público da Educação estadual para professor indígena serão aplicadas nesse domingo (20), em Boa Vista. O certame tem 2.707 candidatos inscritos e a banca responsável é o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional).
Estão sendo ofertadas mil vagas para cargos de nível Médio e Superior com cadastro reserva. O salário inicial para cargos de nível Médio completo é de R$3.004,80 e para os de Superior, R$3.782,94, ambos com jornada de trabalho de 30 horas semanais. Os aprovados vão atender as escolas indígenas da rede estadual de ensino.
“A contratação de professores para o quadro efetivo é um importante passo em busca da melhoria da qualidade do ensino, além de ser um anseio de 15 anos dos docentes e lideranças indígenas”, destacou o governador Antonio Denarium (Progressistas).
Recomendações
As provas serão aplicadas das 9h às 13h. A recomendação é para que os candidatos cheguem com antecedência mínima de uma hora antes do início da aplicação.
As sete escolas da capital em que haverá aplicação das provas são: Ana Libória e Ayrton Senna, (as duas escolas estão funcionando de forma compartilhada no mesmo prédio, no bairro Mecejana), Monteiro Lobato e Oswaldo Cruz, (Centro), Gonçalves Dias (Canarinho), Diva Lima (São Francisco) e no Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena (Nova Cidade).
Para conferir o local de prova, o candidato deve acessar o site www.idecan.org.br, procurar a sessão ‘Locais de Prova’, e informar o CPF. A consulta é individual. Nessa sexta-feira (18), uma equipe da Comissão do Concurso Público esteve nas escolas vistoriando a organização do espaço para o dia da prova.
“Percorremos todas as escolas para conferir a organização. Está tudo pronto, somente aguardando os candidatos. Esse concurso estava sendo esperado há 15 anos e agora chegou a oportunidade. Desejamos boas provas a todos”, destacou Gleide Almeida, membro da comissão do concurso.
Os candidatos devem levar caneta esferográfica de tinta azul ou preta, com ponta grossa e feita de material transparente, além do Cartão de Confirmação de Inscrição, documento de identidade original. Também será obrigatório a utilização de máscara de proteção facial durante toda a permanência no local de prova.