A programação “Diálogo com a Indústria do Artesanato”, gratuita e alusiva ao Dia do Artesão, inclui a palestra “A importância do uso das redes sociais para propagar seu produto”, marcada para as 15h deste sábado (19), na Orla Taumanan, em Boa Vista.
A ideia da palestra é mostrar formas de impulsionar o negócio e garantir melhores resultados na divulgação. Às 16h, por sua vez, haverá um momento com um case de sucesso do segmento.
Desde o início da manhã, quando houve uma palestra sobre empreendedorismo, há uma exposição de produtos artesanais no local. Além de prestigiá-la, os visitantes podem fazer massagem com os profissionais do Sesi (Serviço Social da Indústria) e a bioimpedância gratuitamente.
Organizado pela Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-RR), em parceria com o Sindicato dos Artesãos Autônomos e das Empresas de Artesanato do Estado de Roraima (Sindearter), o evento é voltado para empresários do ramo, artistas e população em geral.
A iniciativa cultural visa fomentar e fortalecer o artesanato roraimense, além de contribuir com a competitividade das empresas, após os prejuízos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. “Estamos, como IEL e Fier, procurando cada vez mais estimular, incentivar e capacitar os artesãos, que são muito importantes pra economia do nosso estado”, disse a superintendente do IEL-RR, Rônia Barker.
“Muitas vidas se foram, muitos artesãos partiram pra outra missão. Isso nos deixa triste, ao mesmo tempo alegres porque conseguimos nos unir com toda dor que passamos para estarmos aqui hoje e apresentando ao público o que temos de melhor, o artesanato”, declarou a presidente do Sindearter, Kátia Luiza Campos.
A secretária estadual adjunta do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Isadora Braga, defendeu a independência econômica do segmento. “Precisamos estimular os artesãos no âmbito das redes sociais e do empreendedorismo”, disse.
O Dia do Artesão é comemorado em 19 de março em homenagem a São José, o padroeiro da categoria.