Profissionais da rede municipal de ensino de Boa Vista, estão recebendo curso de capacitação sobre o programa Tix Letramento, lançado essa semana para atender estudantes com deficiência. Ao todo, participam 170 professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e técnicos que atendem nas salas de recursos multifuncionais.
De acordo com a gerente de educação especial, Ana Paula Pinheiro, logo após a capacitação, a partir do mês de abril, os equipamentos serão encaminhados para as 61 escolas da capital, que possuem as salas multifuncionais.
“A proposta é trabalhar na autonomia da criança, no desenvolvimento e na criatividade. Além, da questão do letramento e também da matemática”, disse a gerente de educação especial.
O que é o Tix?
Trata-se de um equipamento bem completo que trabalha com diversas deficiências e, dependendo de cada caso, é possível desenvolver várias atividades com as crianças. O recurso vem para somar ao atendimento especializado, com os professores que trabalham nas escolas da capital.
O equipamento tem acionadores, em que a criança pode utilizar o teclado, ou dependendo da necessidade que ela apresente, também pode utilizar o acionador por pressão de ar, por meio de uma bexiga, o botão Tix, além do acionador por piscadela, que é encaixado nos óculos da criança, em que ela pode escrever, piscando com os olhos.
Na prática
Raquel Moreira é professora da Escola Municipal Ioládio Batista da Silva e uma das profissionais que recebe a capacitação. Ela ficou encantada com todo o material que está recebendo no treinamento.
“Eu sei que os alunos vão ganhar muito, na alfabetização. Aqueles que não conseguem falar, vão poder se comunicar e vamos fazer esse trabalho de uma forma lúdica. Prendendo mais a atenção do aluno e esse recurso, vai agregar ainda mais a nossa prática pedagógica”, disse a professora.