O partido Rede Sustentabilidade realizou uma Conferência Estadual para eleger a nova Coordenação Executiva Estadual, além de filiar novos membros. O partido em Roraima tem como novos porta-vozes, o Professor Gustavo Hugo e a jornalista Mayra Wapichana.
O professor Gustavo Hugo, novo porta voz do partido explicou que a Rede está trabalhando para formar um grande grupo para concorrer nessa eleição.
“Estamos trabalhando de igual maneira os outros partidos, formando nosso grupo de deputados estaduais e deputados federais e vamos lançar candidatos para esses dois pleitos. Estamos confiantes e motivados para trabalhar, com pessoas compromissadas” disse Hugo.
Mayra e Hugo substituem o ex-vereador Linoberg e a professora Geysa Pimentel, que eram os dirigentes do partido.
“Sai do Rede Sustentabilidade pois esse lugar de luta, diálogo e paz, que ajudei a construir desde 2016, me permitiu em Roraima ser um Vereador Diferente, independente. Permitiu-me, como candidato a Prefeitura de Boa Vista, com o “Plano de Cidade” debaixo do braço, superar expectativas contra tantos poderosos, porque poderosa mesmo é nossa gente que de mãos dadas, me fez acreditar que era possível e daria certo. E quase deu. Agora, é hora de construir outro caminho, para que as pessoas voltem a acreditar na Política. São tempos de pandemia, desencanto, desassossego e incertezas. Lá no Congresso e aqui na Assembleia poucos nos inspiram e ventos de mudança precisam chegar”
Participaram da Conferência, porta-vozes e filiados dos diretórios de Bonfim, Pacaraima, Boa Vista, Alto Alegre, Amajari, Uiramutã, Normandia e Cantá, além de membros da Coordenação Executiva Nacional da Rede Sustentabilidade. Segundo o partido, mais de 40 novos filiados entraram no partido.
“Desejo boas-vindas aos atuais porta-vozes e os mais de 40 novos filiados(as) de vários Elos Municipais. O partido ganhou mais notoriedade com o mandato da deputada Joenia e do vereador Linoberg e estamos tendo muitas adesões. Eles deram muita evidência para o partido e disseminaram o pensamento de que candidaturas podem ser eleitas sem recurso e o resultado foi muito positivo. A ocasião marcou mais um momento histórico e de fortalecimento político da Rede Roraima”
Hugo explicou que o partido ainda não tem definida se vai lançar candidatura ao governo.
“Nós temos uma federação e mesmo que o partido tradicionalmente lance candidatura ao governo, que pode ser o Fábio ou até mesmo eu, não temos nada definido. Se fosse hoje a eleição não teríamos candidatura mas as coisas estão mudando muito conforme se aproxima o pleito eleitoral” concluiu.
FEDERAÇÃO – Nacionalmente, a Rede Sustentabilidade deve se unir com o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em uma federação para as Eleições de 2022. Os dois partidos devem apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. A federação ainda será votada na direção nacional, e os próximos passos para efetivar a união são: a votação pela direção do PSOL e, em caso de aprovação, oficializar o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Juntos, Rede e PSOL têm dez deputados federais, e apenas um deles é da Rede. Os partidos que decidirem se unir em federações precisam atuar juntos por ao menos quatro anos e apoiar o mesmo candidato a presidente, assim como os postulantes aos governos estaduais e do Distrito Federal.