Encerra nesta quinta-feira (24) a Semana do Sono, promovida pela Associação Brasileira do Sono. Para celebrar, a FolhaBV entrevistou o pneumologista, Amon Rheingantz Machado, que instruiu sobre os devidos cuidados e quando se deve atentar para a saúde do seu repouso.
Machado falou sobre as doenças mais comuns e como podemos identificá-las. “São extremamente comuns e muitas vezes não diagnosticadas, não recebem a devida atenção. Entre os distúrbios do sono mais comuns, existe o quadro de insônia e a síndrome da apneia do sono”, explicou.
A apneia do sono é uma doença associada a pausas completas ou parciais da respiração durante o sono. Causada por uma obstrução a nível da garganta quando o indivíduo dorme e relaxa. “O paciente tem o sono não-reparador, quebrado. Com a sensação de que não dormiu direito. Entre os sintomas mais comuns temos o ronco, sonolência durante o dia, fadiga, impotência sexual e entre outros”, afirmou.
O médico alertou que a doença pode desenvolver problemas cardiovasculares, ou até mesmo AVE (Acidente Vascular Encefálico) e Alzheimer. “É uma uma doença que se não diagnosticada e tratada traz riscos além de impacto na qualidade de vida no cotidiano, mas a longo prazo” destacou o médico.
No site da Semana do Sono, está disponível um formulário para preencher e avaliar a saúde do descanso. Você pode acessar o questionário clicando aqui.
Confira o vídeo com as dicas: