Cotidiano

Presos fogem de Penitenciária, mas são recapturados em área militar

Conforme o governo, os presos tentariam uma fuga em massa por meio de um buraco cavado na Ala dos Idosos

Pelo menos três detentos fugiram na madrugada de ontem, 21, da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), zona rural de Boa Vista. Dois foram recapturados em seguida em uma região de mata, nas proximidades da unidade prisional. Eles escaparam por um buraco feito na Ala dos Idosos, perto do muro.

No momento da fuga, segundo policiais militares, estava chovendo, o que teria dificultado a recaptura imediata dos detentos. Segundo agentes penitenciários, os presos atualmente estão fugindo pela área da cozinha, onde improvisaram dezenas de barracos de madeira e lona, área chamada de “favela”.

“Quando não há vigilância na guarita mais próxima, eles aproveitam para pular o muro. Senão, cavam buracos dentro dos barracos, que ficam colados ao muro, e fogem por baixo”, disse um dos agentes.

GOVERNO – Em nota, a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado de Roraima afirmou que, por volta das 23 horas de segunda-feira, a equipe de segurança da Pamc conseguiu evitar a fuga em massa de, pelo menos, 20 detentos.

A fuga ocorreria por meio de um buraco feito na Ala dos Idosos, que foi descoberto pelos agentes de segurança. Depois da ação dos seguranças da unidade, conforme o diretor, Henrique De La Roque, ocorreu a suspeita de que dois deles haviam conseguido deixar a unidade prisional e foi iniciada uma contagem nas primeiras horas de ontem.

Antes do término da contagem, por volta das 10 horas, os presos Francisco Ventura de Souza, condenado por estupro, e Rodrigo de Melo Praia, condenado por roubo e tráfico de drogas, foram recapturados em uma área da Base Aérea de Boa Vista. Após os procedimentos de praxe, foram reconduzidos à Pamc, onde serão submetidos ao Conselho Disciplinar.