Saúde e Bem-estar

Pacientes com Covid passam a ser atendidos no Cosme e Silva

Atendimentos serão realizados a partir da próxima segunda-feira, 28

Em virtude da queda no número de casos de internações e de óbitos por covid-19, os pacientes acometidos da doença passarão a ser atendidos no Pronto Atendimento Cosme e Silva a partir da próxima segunda-feira, 28. A unidade fica localizada na Rua Delman Veras, s/n, no bairro Pintolândia.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a medida visa garantir o atendimento de todas as demandas de saúde relacionadas ou não à pandemia, dando a população a assistência necessária em todas as áreas.

 A diretora geral do Hospital Geral de Roraima (HGR) Rubens de Souza Bento, Patrícia Renovato, destaca que o atendimento para pacientes com covid-19 que necessitem de acompanhamento em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) continuará sendo prestado na unidade, por se tratar da maior referência hospitalar do Estado.

“O Hospital Geral é a unidade referência para os casos graves da doença, e desta forma os leitos de UTI e de suporte ventilatório serão mantidos. Isso significa que não haverá nenhuma alteração nesse fluxo de atendimento, uma vez que ainda estamos em pandemia e as mudanças visam a continuidade do atendimento”, ressaltou a diretora.

A coordenadora Geral de Vigilância em Saúde, Valdirene Oliveira, ressalta que o monitoramento da covid-19 continuará a ser realizado, mesmo com a queda da incidência de casos da doença.

“Continuaremos dando todo o suporte técnico e a análise de risco epidemiológica dos casos, e assim dando suporte a gestão e fazendo os alertas sempre que necessário”, enfatizou.

ENTENDA O FLUXO

Com a mudança, o Pronto Atendimento Cosme e Silva passará a fazer a triagem de pessoas sintomáticas respiratórias para covid-19. Caso o paciente venha a apresentar critério para internação, seja em leito clínico ou UTI, a unidade fará o encaminhamento do mesmo para o HGR.

“Queremos tranquilizar a população e dizer que nenhum paciente ficará sem atendimento, pois a preocupação do Governo do Estado de atender toda a população continua sendo o foco do nosso trabalho. O que vai ser feito é apenas uma reorganização no fluxo de atendimento, visto que hoje temos um maior controle da pandemia que nos possibilita fazer as mudanças”, esclareceu Patrícia.