Saúde e Bem-estar

Diminuir consumo de frituras na alimentação para vida mais saudável

Apesar de deliciosas, as frituras apresentam um risco para a nossa saúde, pois a ingestão das gorduras presentes no alimento acaba prejudicando nosso organismo

As frituras são uma paixão não somente no Brasil, mas também no mundo. Quem não gosta de uma coxinha ou até mesmo de um pastel? Aposto que já te deu vontade de comer, não é mesmo?

Associados imediatamente a alimentos de fácil preparo e igualmente acessíveis, são bem-vindos a rotinas de pessoas que não têm tempo para uma rotina alimentar muito elaborada ou regrada, seja por dinheiro ou algum outro fator.

A alimentação pode ser uma grande inimiga, principalmente pela sua alta taxa de ganho calórico, sem contar os impactos à saúde cardiovascular e gastrointestinal. Isso porque estes alimentos absorvem grandes quantidades de óleo ou gordura na fritura, e ao serem aquecidos, resultam em alterações químicas prejudiciais à saúde.

Por isso, é essencial separar um momento do seu dia para realizar o preparo de algum alimento saudável. Com um fogão 6 bocas, por exemplo, pode até mesmo tornar os preparos mais rápidos, gerando mais tempo para você relaxar.

Ninguém está dizendo para você nunca mais consumir nenhum tipo de fritura (somente se tiver recomendação médica, aí é bom seguir), mas se você se controlar, pode comer frituras sem culpa. Por isso, separamos aqui alguns tipos de alimentos que vão ajudar neste processo de troca de alimentos.

Peixe

Preparado na grelha, em uma temperatura elevada, forma uma crosta, que além de manter os nutrientes da carne, ainda deixa o alimento mais crocante e saboroso.

Frango ou carne bovina

Podendo ser assados, grelhados ou cozidos, pois não fazem a adição de gorduras, perdendo calorias, abrem as portas da imaginação para diversas receitas que podem ser feitas, algumas até mesmo de preparo rápido, como o bife à milanesa.

 Ovo

Outro alimento que possui uma variedade enorme de modos de preparo. Somente uma unidade de ovo cozido, ou frito, possui cerca de 66 calorias e 4,3 gramas de gordura. Se for preparado no óleo, este valor sobe para uma média de 120 calorias e 9,3 gramas de gordura.

Legumes

Considerado um dos itens mais saudáveis desta pequena lista, a forma ideal para se os preparar é cozinhando a vapor, pois desta forma ele preserva os nutrientes presentes no alimento, além de não agregar nenhum valor calórico durante o processo, considerando que não é necessária a adição de gordura.

Mas e se eu não tiver como cozinhar?

Se a sua rotina não permite um tempo para o preparo de seus próprios alimentos, ou até mesmo você não saiba cozinhar, não precisa se desesperar; entretanto, é preciso ter um controle ainda maior com a sua alimentação.

Ao ir a restaurantes, procure colocar mais legumes e verduras no prato. Passe longe das carnes e frituras presentes, sempre optando por um dos alimentos citados acima, pois isso vai fazer com que você consiga se alimentar bem, mesmo não fazendo a sua própria comida.