Nesta quarta-feira (30), às 18h30, a Câmara Municipal de Boa Vista, irá realizar uma audiência pública sobre “A Importância do Jovem na Política”. A baixa procura pelo título de eleitor de pessoas na idade em que votar é facultativo, foi o que motivou a realização do ato.
“Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a procura de jovens é a mais baixa desde as eleições de 1989. Para se ter uma ideia, a sete meses das eleições gerais, pouco mais de 10% dos jovens de 16 e 17 anos tiraram o seu título eleitoral”, explicou a vereadora Regiane Matos (MDB), que foi quem requereu a audiência. .
Em Roraima, até fevereiro deste ano 3.351 jovens de 16 e 17 anos fizeram o alistamento eleitoral, conforme consta no site do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR). O número é considerado um dos mais baixos do país.
Regiane Matos informou que após o TSE ter realizado a Semana do Jovem Eleitor, de 14 a 18 de março, Roraima esteve entre os estados menos engajados. “Roraima, Rondônia e Amapá foram as unidades da federação com a menor quantidade de pessoas entre 15 e 18 anos que buscaram a Justiça Eleitoral para tirar o primeiro título”, explicou.
Audiência pública – A audiência pública será presidida por Regiane Matos e terá como mediador o vereador Adnan Lima (PMB). As palestras serão apresentadas por lideranças jovens. Entre os temas, serão abordados: A importância do Jovem na Política, Primeiro Voto, O que o voto do jovem influencia e Mulher Jovem na Política. Haverá ainda a participação de Daniely Souza Teixeira, coordenadora da Escola Judiciária Eleitoral do TER/RR que irá tirar dúvidas do público.
“A mudança política demanda tempo e reflexão. Portanto, para que o processo político comece a receber oxigênio, é necessário que plantemos as sementes. E é o que estamos fazendo com esta audiência e o jovem tem papel importante nesse processo político”, enfatizou Regiane.
Facilidade – É possível fazer o alistamento eleitoral de forma online. O prazo vai até 04 de maio, inclusive para jovens acima de 15 anos, que terão completado 16 anos, no dia 2 de outubro. A emissão é fácil, gratuita e pode ser feita em casa: basta acessar o site do TSE, depois clicar em autoatendimento do eleitor, depois atendimento ao eleitor e por último, tirar o primeiro título eleitoral.
O cadastro exige a apresentação de comprovante de residência e de documento de identificação. Para jovens homens e maiores de 18 anos, é necessário também o certificado de quitação militar.