O 18º Acampamento Terra Livre (ATL) está sendo realizado na Praça do Centro Cívico, com aproximadamente 400 indígenas mobilizados pela causa dos direitos dos povos. O movimento é uma mobilização que ocorre em todo Brasil, do dia 4 até o dia 14 de abril.
Com o tema “Retomando o Brasil: Demarcar Território e aldear a política”, convida as articulações, organizações e associações de diversos povos originários para que se reúnam no ato de resistência em luta pela terra, pelos bens naturais e pela soberania dos povos indígenas e brasileiros.
Em Roraima, o membro da liderança da comunidade indígena Raposa Serra do Sol, Paulo Ricardo, comenta alguns dos pontos discutidos na manifestação.
“Estamos aqui para mostrar para o Estado a nossa insatisfação que vem impondo as comunidades indígenas, com seus projetos genocidas como mineração, garimpo, hidrelétricas, termoelétricos, agronegócio, projetos de grande monocultura que hoje o estado brasileiro impõe”, disse.
O acampamento servirá de espaço para debater as diversas pautas que violam os direitos das comunidades tradicionais, “Também estamos aqui para sobre a falta de políticas públicas nas comunidades indígenas, na educação, saúde, sustentabilidade, tudo. Se tivesse tudo bem nós não estaríamos aqui”, completou.