Dez atletas da academia Team Leal (RR) se preparam para disputar o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu, em maio, em Barueri, a 30 quilômetros da capital São Paulo. Com três campeões da competição, a equipe possui a missão de fazer novos vencedores.
O principal destaque do grupo é o lutador Fernando Halyson, que apesar de ter apenas 13 anos, sabe bem o que é ser campeão brasileiro. Dono de dois títulos da competição, o faixa laranja vai tentar, dessa vez, o ouro pela categoria médio. “Vou treinar, treinar, treinar até conseguir o título”, avisou ele.
Detentor de 91 medalhas (80 ouros, oito pratas e três bronzes) e quatro cinturões em sua recente carreira, Halyson é treinado pelo próprio pai, Milson Leal, que também vai mandar para Barueri a filha Lethycia Leal – a faixa cinza, de oito anos, também já conquistou um título brasileiro e, dessa vez, vai tentar o ouro pela classe meio pesado.
Outro campeão brasileiro que compõe o time é o faixa laranja Kayro San, 12, que vai disputar o título na categoria leve.
A equipe tem dedicado tempo para até três treinos ao dia. “A preparação só se intensifica pro Brasileiro, que é a competição mais difícil e importante do Brasil”, disse o técnico, que se dedica ao ensino da arte suave há nove anos.
A Team Leal também vai ter estreantes no torneio, como a faixa branca Isabella Pietra, 19. Ex-lutadora de taekwondo, ela descobriu o jiu-jítsu há apenas quatro anos e não esconde o nervosismo para enfrentar o desafio. “Tou nervosa, ansiosa, mas como meu professor falou, tenho que trabalhar as partes física e psicológica pra poder me sair bem”, declarou. “A minha expectativa é conseguir o lugar mais alto do pódio”, completou.
Lista completa dos atletas (faixa, idade e categoria)
Crianças
Albert Ricardo Ferreira Pontes (cinza, 12, médio)
Andrya Lorraine (laranja com branco, 12, pesado)
Caline Felipa Martins Pereira (laranja, 12/13, leve)
Carlos Henrique Correia Filho (cinza, seis, pluma)
Fernando Halyson (laranja, 13, médio)
Joel Kaleb Costa Silva (cinza, nove, leve)
Kayro San (laranja, 12, leve)
Lethycia Leal (cinza, oito, meio pesado)
Monica Leticia Rocha Magalhães (amarela, dez, super pesado)
Adulto
Isabella Pietra (branca, 19, pena)