Esporte

Centro oferece atividades esportivas para pessoa com deficiência em RR

Aulas são gratuitas e ocorrem na Vila Olímpica

Após precisar encerrar suas atividades devido a pandemia, o Centro de Referência Paralímpico de Roraima está a todo vapor. Com atividades de natação e atletismo, o centro oferece aulas de segunda a sexta-feira pelos turnos de manhã e tarde gratuitamente para alunos com deficiência física, intelectual e visual de 11 a 45 anos.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor da Universidade Estadual de Roraima, Vinicius Cardoso, o centro é uma parceria entre a UERR e o Comitê Paralímpico Brasileiro. As aulas ocorrem na Vila Olímpica.

“Ele foi implementado em 2019, mas teve que suspender as atividades em decorrência da pandemia, e conseguimos regressar em setembro de 2021, após as flexibilizações. As aulas são destinadas desde iniciação esportiva paralímpica até o alto rendimento. Nossa proposta é inserir nossos alunos em competições nacionais e internacionais” explicou. 

Segundo ele, o centro oferece acompanhamento de dois professores de educação física Mateus Antony  e Ana Kezia Neves e três acadêmicos bolsistas da UERR que desenvolvem as duas modalidades. Porém, o Centro ainda deve receber doze cadeiras de rodas especializadas na prática de esportes.

“Com isso, nós poderemos desenvolver o basquete, handebol e parabadminton para pessoas que precisam da cadeira de rodas. Mesmo com pouco tempo de projeto, temos resultados muito positivos, nossa ideia é que atletas de Roraima possam representar o país em competições nacionais” disse.

O professor relembra que no ano passado, o aluno Kauã Gonçalves Santos foi convocado para a seleção paralímpica brasileira de jogos.
“Hoje o Brasil é uma potência paralímpica, e quem sabe, com esse projeto, Roraima possa colaborar com atletas de alto nível” disse.

Benefícios

Vinicius ressalta que os benefícios da prática esportiva são importantes para qualquer pessoa. Para ele, as mudanças positivas são muito perceptíveis, além do desempenho esportivo.
“Para a pessoa com deficiência isso não é diferente, existem os benefícios motores, psicológicos e sociais que ainda são mais importantes que o rendimento. Queremos ver esses nossos atletas medalhando, subindo nos pódios, mas o objetivo principal é que esses alunos possam usufruir todos os benefícios que o esporte pode proporcionar. Nossos alunos acabam tendo uma maior sociabilidade, por que sabemos que os PCD, muitas vezes, não tem um grupo social muito grande, e por meio do esporte é possível mudar isso” conta.


Os alunos de centro se preparam para uma temporada cheia de competições (Foto: Divulgação)

Agenda Cheia

Os alunos de centro se preparam para uma temporada cheia de competições. Em maio, ocorrem os Jogos Paradesportivos do Estado de Roraima, a Etapa Regional das Paraolimpíadas nacionais em Brasília em agosto, e em outubro ocorrem as Paraolimpidas Universitárias em João Pessoa, na Paraíba e em novembro as Paraolímpiadas em São Paulo. 

“Então é importante que o professor que tenha uma aluno com deficiência incentive que ele participe das atividades e que nos procure, pode enviar uma mensagem no whatsapp ou um telefonema que iremos receber esse aluno para poder ingressar ele em uma modalidade esportiva e quem sabe, fazer com que esse estudante se envolva no universo dos esportes paraolímpicos” disse.

Como ajudar?

O coordenador ressalta a importância do apoio da comunidade nas atividades, seja por meio de divulgação ou de doações de recursos financeiros. “Nós temos que parar de olhar um aluno com deficiência com limitações e sim enxergar suas potencialidades. As inscrições são totalmente gratuitas, nós só precisamos que os pais e professores levem os alunos para a Vila Olímpica para se engajar” disse.
Para mais informações basta entrar em contato por meio dos telefones: 98120 2329, 981251618, 991168274 ou pelo instagram: @centroparalimpicorr