Política

Projeto de lei propõe ações de incentivo e valorização da Capoeira em RR

Proposta da deputada Lenir Rodrigues ressalta a contribuição da cultura afro para a inclusão social de crianças e jovens

Tramita na Assembleia Legislativa de Roraima um projeto de lei de autoria da deputada Lenir Rodrigues (Cidadania) que declara a Capoeira como Patrimônio Histórico e Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Roraima. “Através desse reconhecimento daremos mais visibilidade à contribuição dada pela Capoeira à inclusão social de crianças e jovens. Conheço pessoas que tiveram a vida transformada pela Capoeira”, justifica a parlamentar.

Lenir Rodrigues também apresentou projeto de lei que institui o Dia Estadual do Capoeirista e do Ofício de Mestre de Capoeira, a ser celebrado anualmente na semana em que incidir o dia 18 de outubro. Com a aprovação da matéria, a data será incluída no calendário oficial de eventos do estado de Roraima. A parlamentar ressalta que as duas proposições vão estimular o Poder Público a investir mais na valorização da cultura afro, tão presente na sociedade roraimense.

“O Poder Público Estadual poderá incentivar e fomentar as ações das entidades representativas da Capoeira por meio de parcerias com a iniciativa privada na realização de palestras, conferências, shows e apresentações nas escolas da rede estadual”, detalha Lenir. “Precisamos dar mais apoio aos atores que utilizam a Capoeira como instrumento de integração social. É responsabilidade do Poder Público adotar medidas que ajudem a preservar e valorizar nossa memória cultural, nossa História”, completa.

Além dos projetos, Lenir Rodrigues também alocou R$100 mil em recursos via emenda parlamentar no Orçamento 2022 para repasse financeiro direto para a Federação Roraimense de Capoeira poder promover atividades em todo o Estado de Roraima. No ano passado, a deputada já havia alocado e conseguido a liberação imediata de outros R$100 mil via secretaria estadual de Cultura. A Federação atende mais de 20 associações federadas que atuam de forma voluntária com profissionais que levam a arte para crianças e jovens em todo estado.

A Capoeira é considerada uma luta, dança, arte e expressão corporal. Criada por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis, como chutes e rasteiras, cabeçada, joelhadas, cotoveladas e acrobacias em solo ou aéreas. A Carta Magna reconhece como patrimônio a ser preservado pelo Estado os bens culturais considerados fundamentais na construção da identidade dos indivíduos ou grupos sociais brasileiros.