A Receita Federal informou que 33.704 contribuintes entregaram a declaração do imposto de renda em Roraima, até às 10h desta terça-feira (12). O prazo de entrega foi prorrogado para 31 de maio.
O imposto a pagar apurado também teve seu vencimento adiado para o final de maio, mas as restituições seguirão o cronograma anterior. As datas permitidas para o débito automático passam a ser 10 de maio, para a primeira cota, e até 31 de maio para as demais.
Segundo a Receita Federal, o imposto de renda é um grande instrumento para promover a cidadania. Suas alíquotas diferenciadas permitem que as pessoas com renda mais elevada paguem mais do que aquelas que têm rendimentos menores, como forma de tentar equilibrar a carga tributária.
Para emitir o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) de imposto de renda de pessoa física já preenchido, o contribuinte pode utilizar o sistema Meu Imposto de Renda, ou emitir a manualmente pelo aplicativo SicalcWeb.
Desde 2020, o DARF para pagamento do imposto pode ser emitido pelo próprio programa IRPF baixado no computador, podendo ter códigos de barra ou não. O documento pode ser pago mesmo sem código de barras, em terminais de autoatendimento, páginas ou aplicativos dos bancos na internet (Internet Banking).