Cotidiano

Detentos estavam cavando novo túnel para fuga em massa na Pamc

Policiais militares e agentes penitenciários foram alertados e conseguiram localizar o buraco que estava sendo escavado na Ala da Cozinha

Depois de um alerta feito pela Divisão de Inteligência e Captura (Dicap) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), policiais militares e agentes penitenciários localizaram o início da escavação de um túnel na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na tarde de ontem. O buraco fazia parte de um plano para uma fuga em massa.

O novo túnel provavelmente teria a mesma dimensão do que foi encontrado em outubro do ano passado, que tinha 40 metros de extensão e contava até com sistema de iluminação e ventilação. Desta vez, os agentes descobriram um desenho de como seria o buraco, feito numa página de caderno.

A escavação estava sendo feita entre dois barracos de lona, na Ala da Cozinha. A escavação era disfarçada com blocos de cimento, que forjavam um calçamento entre os dois barracos. O buraco já cabia um homem dentro.

TÚNEL – No ano passado, o túnel de 40 metros descoberto na Pamc visada dar suporte a uma possível fuga histórica na unidade prisional de Roraima. Pela dimensão e localização estratégica, já estava com obras escavadas até a parte externa da Pamc, já na iminência de os presos fugirem.

No local foi encontrada grande quantidade de ferramentas, fiação e iluminação, ventiladores e outros equipamentos indicando que os presos faziam a obra diuturnamente de modo ininterrupto.