A Embrapa Roraima vai iniciar o ciclo de cursos gratuitos de abril com uma grade variada para a comunidade indígena do Jabuti, no município de Bonfim, a 124 quilômetros de Boa Vista.
O primeiro curso será sobre a “Criação de galinhas caipiras”, nessa quarta-feira (13), a partir das 8h30, com carga horária de 8 horas. A capacitação é voltada para agricultores familiares indígenas e agentes multiplicadores (técnicos da área e professores).
O curso irá apresentar aspectos gerais dos animais e criação, manejo nutricional, sanitário e reprodutivo, prática de seleção de animais e escolha de área de construção e instruções para instalação de galinheiro.
Os outros cursos são:
Implantação de composteira e produção de composto orgânico (20/04)
Cultivo da Banana (27/04)
Criação de peixes em tanque Sisteminha (27/04)
As capacitações serão realizadas por meio do projeto “Fortalecimento da agricultura sustentável e agroecológica na comunidade indígena do Jabuti em Roraima”, que tem o apoio financeiro do Fundo Casa Socioambiental.
O projeto da Embrapa Roraima também possui parceria com a Associação dos Agricultores Familiares Indígenas do Jabuti, e contempla diversas ações de transferência e tecnologia da empresa e capacitação de agentes multiplicadores.
As ações realizadas também recebem apoio de parceiros como Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Iater) por meio de assistência técnica, extensão rural, além, do apoio da Secretaria do índio do Estado, de associações de comunidades indígenas e da Prefeitura de Bonfim.
A Embrapa espera atender o maior número possível de agricultores indígenas do Jabuti e agentes multiplicadores que dão assistência técnica na região atendida pelo projeto. De acordo com os organizadores, os temas escolhidos para cada curso foram baseados em levantamentos por meio de prospecção de demandas e irão atender ao cronograma previsto no calendário de 2022 do setor de transferência de tecnologias da empresa pública.
Os interessados nas informações dos cursos e eventos promovidos pela Embrapa Roraima podem acessar o site da instituição ou entrar em contato pelo telefone (95) 4009-7146.