Hoje, 14 de abril, é celebrado o Dia Mundial do Café, uma data dedicada a segunda bebida mais consumida do mundo, perdendo apenas para a água. A reportagem da FolhaBV conversou com o barista, Luiz Gustavo Cavalcante, de 20 anos, sobre a paixão dele e dos clientes pelo café.
“Nós trabalhamos com cafés superiores, especializados e selecionados grão em grão para ser utilizado, proporcionando uma experiência única de sabores aos clientes”, explicou o barista.
O café é tão especial que tem um dia todo dedicado a ele. Além disso, é fonte de receita e movimenta a economia de diversos países. Inclusive, o Brasil é o maior exportador de café do mundo.
Seja para aquecer o dia pela manhã, ou dar uma energia durante o dia, o café é uma bebida presente no nosso dia-a-dia, da forma tradicional, feita em casa, ou preparados por profissionais.
Atuando na cafeteria Podcast Coffe Pub, na zona Leste de Boa Vista, o barista falou sobre a importância do sabor do grão selecionado. “Os cafés que já estão em sacos e moídos, as vezes contam com detritos, existe uma diferença em relação ao café moído na hora, principalmente o que trabalhamos, pois priorizamos cafés em grãos selecionados. Um dos diferenciais, é que além dos cafés tradicionais, trabalhamos com 18 receitas diferentes especialmente elaboradas para cafés especiais e drinks de cafés, tendo como base um café especial da Unique Cafés que é o bourbon amarelo”, explicou.
Diana Medeiros, de 40 anos, empresária da capital, disse que adora cafeterias, pois segundo ela, são ótimas opções para o lazer e socialização. “Gosto muito de café, tomo todos os dias, é uma opção para encontrar os amigos durante a correria e você começa a descobrir lugares diferentes, agradáveis e aconchegantes”, afirmou.
Com mais de 18 tipos de sabores e sensações, o café conquista as pessoas pelo sabor único e clássico, mas que vem sendo reinventado com misturas que incluem chantilly, vodka, doces e podendo até mesmo ser servido gelado.