A Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) informou que o poço artesiano do bairro São Bento voltou a ser alvo de vandalismo na tarde deste domingo (17).
Desta vez, segundo a companhia, uma tentativa de furto de cabos elétricos resultou na queima do conjunto motobomba de 20 cavalos-vapor do poço e comprometeu 70% do abastecimento do bairro e da comunidade Nova Vida. A ação foi detectada pela equipe técnica da empresa durante monitoramento do sistema.
A diretoria da Caer disse ter comunicado o fato às autoridades policiais e que está providenciando a substituição do equipamento, o que deve ocorrer nas primeiras horas desta segunda-feira (18).
Durante o procedimento, será necessário o desligamento temporário do poço, o que pode ocasionar a baixa na pressão da água que chega às residências. “É lamentável que mais uma vez a população seja prejudicada com ação de criminosos. Porém, a empresa está informando o fato junto à Polícia Civil para apuração e responsabilização dos autores do crime. Vamos substituir os equipamentos o quanto antes para garantir o abastecimento”, afirmou o presidente da Caer, James Serrador.
Esta foi a segunda ação criminosa detectada no sistema que abastece o São Bento em abril. No início do mês, criminosos desligaram os disjuntores dos sistemas elétricos e fecharam os registros dos três poços artesianos que abastecem o bairro, prejudicando o fornecimento de água aos moradores.