Foi registrado um aumento de 46,6% no número de ocorrências envolvendo emergências obstétricas de mulheres em trabalho de parto, no primeiro trimestre de 2022, comparado ao mesmo período de 2021.
O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR), que atende os pedidos, classifica em três tipos as ocorrências obstétricas. A primeira é o trabalho de parto com recém-nascido. Nos primeiros três meses de 2021 foram atendidas duas ocorrências. Em ambas foi necessário auxiliar o nascimento do bebê. Em 2022, o quantitativo de ocorrências foi idêntico ao de 2021.
A segunda classificação é o trabalho de parto sem recém-nascido. Essa classificação apresentou a maior alta entre as três. Em 2021 foram nove ocorrências em janeiro, fevereiro e março. Já em 2022, o CBMRR e as guarnições de atendimento pré-hospitalar registraram 14 atendimentos no mesmo período.
A terceira e última classificação é a que envolve apenas complicações em mães que não estão, por via de regra, no período para o nascimento. Esta classificação registrou quatro atendimentos em 2021 e seis em 2022.