Na sessão solene de encerramento as celebrações alusivas aos 30 anos da Assembleia Legislativa de Roraima e de Promulgação da Constituição do Estado, o Poder Legislativo estadual entregou ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Título de Cidadão Benemérito de Roraima.
A honraria é a mais alta concedida pela Casa e é destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Estado ou que são personagens vivos da história roraimense, ao contribuírem ou por terem contribuído para a cultura, ciência, artes, literatura e ação social.
“Nós reconhecemos ao ministro Marcelo Queiroga a sua contribuição para o Estado de Roraima, terceira visita, sempre com boas notícias, nos ajudando a enfrentar situações na saúde pública”, disse o presidente da Assembleia, deputado Soldado Sampaio (Republicanos).
O ministro, que cumpriu agenda nessa terça-feira (20), na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, agradeceu pela homenagem. “Grande honra receber este Título. Roraima vive todos os dias comigo em meu coração”, destacou o ministro.
Marcelo Queiroga é especializado em Cardiologia, foi presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia no biênio 2020-2021, conselheiro titular do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba e indicado por Jair Bolsonaro para um cargo na direção da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Em março de 2021, foi convidado a assumir o Ministério da Saúde
“Fico muito feliz em receber a visita do nosso ministro Marcelo Queiroga que está recebendo o Título de Cidadão Benemérito, isso nos orgulha muito porque ele tem um carinho enorme por Roraima”, ressaltou o governador Antonio Denarium (Progressistas).
Bispo também recebe honraria
O ex-bispo da Diocese de Roraima, Dom Mário Antônio da Silva, também recebeu a comenda e disse surpreso e emocionado com a homenagem. “Surpresa que eu acolho com conhecimento, não apenas pela minha presença no Estado de Roraima há seis anos, mas reconhecimento ao trabalho que eu consegui realizar com as comunidades católicas”, agradeceu ele, que agora é arcebispo de Cuiabá.
Dom Mário foi o sexto bispo diocesano de Roraima e eleito o segundo vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para o quadriênio 2019-2023. Em 2016, o Papa Francisco o nomeou para Diocese do Estado e esta é sua semana de despedida dos roraimenses.
Sampaio, por sua vez, lembrou do tempo e dedicação de Dom Mário ao trabalho realizado à frente da Igreja Católica. “No enfrentamento à pandemia, cuidando do social e levando a mensagem de esperança a todos os roraimenses”.