Organismos internacionais lançaram nesta quarta-feira (20), em Bonfim, na fronteira do Brasil com o país vizinho, a 20ª Semana de Imunização nas Américas e a 11ª Semana Mundial de Imunização.
A cerimônia contou com representantes da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), da Organização Pan-americana de Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), além de autoridades brasileiras e guianenses. Profissionais de Saúde da Guiana também participaram do lançamento.
A representante da Opas Brasil, Socorro Gross, explicou que a escolha de lançar a campanha em Bonfim tem um motivo especial: “São espaços em que famílias moram de um lado e de outro. Espaços que, muitas vezes, são esquecidos, mas que trabalham juntos. Fazer o evento na fronteira é uma forma muito importante em advogarmos por políticas públicas em mais de um país”, destacou.
A campanha, que visa incentivar a população das Américas a completar os esquemas vacinais contra doenças como sarampo, gripe, poliomielite e Covid-19, será realizada entre 23 e 30 de abril e tem o tema “Você está protegido? Tome todas as vacinas”.
Segundo Luis Felipe Codina, representante da OPAS Guiana, doenças como sarampo e difteria circulam pela região, o que reforça a importância da imunização. “Precisamos reforçar o nosso programa de cobertura nacional. Essas doenças não respeitam fronteiras, como o mosquito da malária. Então, precisamos trabalhar conjuntamente nas fronteiras”, disse.
“A vacinação é a forma mais eficiente de promoção de saúde conhecida. É um evento coletivo que realizamos individualmente, mas pensando nas coletividades”, declarou Ana Spiassi, representante da Unicef Brasil.
Para o secretário nacional de Vigilância em Saúde Arnaldo, Arnaldo Medeiros, “é extremamente importante que as pessoas procurem a sua unidade básica, leve a sua carteirinha de vacinação e a atualize, porque vacinar é, efetivamente, um ato de amor”.
Enviado do Ministério da Saúde guianense, Vishwa Mahadeo disse esperar o fortalecimento da união dos países americanos para prevenir e erradicar doenças por meio da vacinação. “Trabalhando juntos, podemos ter a certeza que essas doenças que poderão ser prevenidas pelas vacinas, poderão ser vencidas”, afirmou.
Também estavam no evento autoridades como os prefeitos Joner Chagas (Bonfim) e John Macedo (Lethem), o administrador da Região 9 da Guiana, Bryan Allicock, o embaixador e representante do Ministério das Relações Exteriores da Guiana, Forbes July, o secretário estadual adjunto de Saúde, Edson Castro Neto, e o deputado federal Hiran Gonçalves (Progressistas).