A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) realiza ao longo desta quinta (21) e sexta-feira (22), os procedimentos no Centro de Cardiologia e Diagnóstico por Imagem (CCDI). O objetivo é diminuir a demanda de pacientes eletivos que aguardam por exame de cateterismo.
Ao todo, dez pacientes serão atendidos pela unidade, que fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3510, bairro Aeroporto (ao lado do Hemoraima).
Segundo o secretário adjunto de Saúde, Edson Castro Neto, a regularidade desses exames faz com que a unidade consiga zerar a demanda reprimida no Estado, acabando assim com fila de espera pelo procedimento.
“Tínhamos uma demanda reprimida devido à pandemia e com a diminuição dos casos epidemiológicos da Covid-19, estamos retornando com os atendimentos eletivos. Com o planejamento da Sesau, conseguimos prestar o serviço e oferecer um atendimento de qualidade para a população”, enfatizou.
Cateterismo
O cateterismo é um procedimento que analisa os vasos sanguíneos e do coração, para detectar anomalias em veias e artérias por meio de um cateter – uma espécie de tubo flexível.
O procedimento dura de 20 a 30 minutos e depois disso, o paciente permanece algumas horas em observação. Caso não apresente alteração, ele é liberado em seguida.