Cotidiano

Moradores do Santa Cecília reclamam da insegurança diante da ação de ladrões

Moradores da Cidade Santa Cecília, localizada no Município de Cantá, região Centro-Leste do Estado, reclamam da insegurança que muitos têm passado por conta da audácia de criminosos que aproveitam o fato de as residências passarem a maior parte do tempo fechadas e acabam furtando vários objetos de valor.

Segundo o comerciante Raimundo Nonato, que já teve a casa assaltada três vezes só este ano, os prejuízos com a ação dos ladrões foram grandes. “Tive vários eletrodomésticos furtados, sem contar que sempre arrombam a fechadura. É um sentimento de impotência, porque passamos o dia todo trabalhando para ter nossas coisas e, quando chegamos à nossa casa, não estão mais lá”, disse.

Ele afirmou que a falta de policiamento tem atraído os criminosos para a região e que os moradores estão inseguros de morar na localidade. “Poucas vezes vi a polícia fazendo ronda por aqui. É uma situação complicada, porque estamos tendo prejuízo com isso, mesmo que só materiais”, afirmou.

O morador já pensa até em vender sua casa se voltar a sofrer assaltos. “É uma área muito boa, mas não dá para continuar como está. O meu sentimento é o mesmo de outros moradores e queremos que alguém resolva essa situação o quanto antes”, ressaltou.

O titular da Delegacia de Polícia do Interior (DPI), Alexandre Henrique, confirmou que o policiamento na região, que compete à Polícia Militar de Roraima (PMRR), não é suficiente para atender o alto número de ocorrências. “Além de gerar insegurança para a população, facilita a atuação dos criminosos. Existe um patrulhamento do Ronda no Bairro, mas entendemos que não é suficiente”, analisou.

Para tentar suprir a necessidade dos moradores, ele informou que a Polícia Civil decidiu implementar um policiamento ostensivo na área, com duas viaturas caracterizadas na região do Santa Cecília. “Além disso, temos os trabalhos de investigação realizados veladamente”, destacou.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado informou que no bairro Cidade Santa Cecília, pertencente à jurisdição do Município do Cantá, a responsabilidade das ações ostensivas são do Comando de Policiamento do Interior (CPI) e, diante das ocorrências registradas no local, por determinação do Comando-Geral da Polícia Militar, o CPI está empregando policiais militares no serviço voluntário no local, sendo que este serviço está sendo complementado com guarnições do Comando de Policiamento da Capital (CPC), que atuam no bairro 13 de Setembro e adjacências, zona Sul da Capital.

Sobre o Programa Ronda no Bairro, esclareceu que o número de viaturas foi redistribuído nos locais de maior incidência de ocorrências policiais. Com esta reformulação, as guarnições estão atuando efetivamente na repressão e atendimento aos locais de maior demanda. (L.G.C)