Cotidiano

MP escolhe banca para Concurso; contratos chegam a R$ 2,5 milhões

A estimativa é que o concurso MP RR seja realizado ainda este ano para suprir o quadro de servidores do órgão, que está deficitário

O Ministério Público de Roraima já definiu e publicou nesta segunda-feira (25) que o Instituto AOCP será a banca que vai realizar os dois concursos públicos que devem ocorrer este ano na Instituição.

A contratação custará R$ 2.258 milhões aos cofres do órgão ministerial. A escolha do Instituto AOCP ocorreu após análise da comissão do concurso, que concordou que a banca reunia as melhores condições para a realização dos dois certames ainda este ano. 

A banca contratada vai planejar, organizar e realizar os dois concursos, o primeiro para provimento de vagas e formação de cadastro reserva no cargo de Promotor de Justiça e o segundo para cargos das carreiras de Analista e Técnico do Ministério Público.

A contratação foi feita com dispensa de licitação e o extrato com a contratação da empresa publicado no Diário Oficial do Ministério Público 

A expectativa é que em 30 dias após a assinatura do contrato com a banca seja lançado o edital para o concurso, 

Concurso de Analista e técnico

O novo concurso para o Ministério Público de Roraima (MP RR) para os cargos de técnico e analista terá vagas para ensino médio e o ensino superior completo, respectivamente. 

Confira as áreas que serão contempladas em cada cargo:

Técnico do MP RR (nível médio):
Área de tecnologia;
Área administrativa.
Analista do MP RR (nível superior):
Arquitetura e urbanismo;
Engenharia;
Pedagogia;
Serviço Social;
Tecnologia da Informação. 

A estimativa é que o concurso MP RR seja realizado ainda este ano para suprir o quadro de servidores do órgão, que está deficitário. O número total de vagas que será disponibilizado não foi informado. 

De acordo com o portal da Transparência, o MP de Roraima tem 86 cargos vagos na área de apoio, sendo 29 só para assistente administrativo. 

Concurso para promotor 

Além da área de apoio, um novo concurso MP RR para promotor de justiça substituto Também foi anunciado. O edital está com oferta de sete vagas imediatas. 

A realização de todas as etapas do concurso será em Boa Vista, capital de Roraima. 

A carreira de promotor de justiça substituto tem como requisitos: Bacharelado em Direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica, desempenhada após a conclusão do nível superior. 

O último concurso para o cargo ocorreu em 2017. 

Conheça a Banca Escolhida

De forma geral, trata-se de uma banca conhecida por seus enunciados objetivos e diretos, sem muitas pegadinhas. Então, para aqueles que chegam na prova com bastante domínio da matéria, certamente, estarão em vantagem com relação aos demais.

Também possui a característica de se adequar e contextualizar a realidade do órgão e cargo para os quais as provas foram elaboradas. O fato de as questões não serem muito complexas implica uma elevada nota de corte. Assim, uma questão pode fazer muita diferença. Para alguns, o Instituto AOCP se assemelha à FCC.