Os profissionais que atuam no Samu-Boa Vista estão sendo capacitados para atendimentos psicológicos de pacientes que tiveram sequelas da Covid-19. O treinamento está sendo dado no Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental.
De acordo com o diretor do Samu, Luciano Coutinho, a ideia é qualificar os profissionais, em especial em situações pré-hospitalar. “O Samu-Boa Vista se destaca hoje no atendimento pré-hospitalar, por ser o único do Estado com suporte avançado de vida e também com o Núcleo de Educação em Urgência e Emergência”.
A proposta do curso é fortalecer a prática de condutas humanizadas e terapêuticas no âmbito da saúde mental e preparar os profissionais para uma assistência cada vez mais adequada a pacientes que utilizam o serviço e apresentam quadros como: ansiedade, depressão, violência autoprovocada, dentre outros.
Atualmente, três enfermeiros e um médico foram capacitados no curso que é promovido pelo Ministério da Saúde e executado pela Superintendência de Gestão do Trabalho e de Educação em Saúde (SGTES), em parceria com o Núcleo de Educação em Urgências do Samu-Boa Vista, da Secretaria Municipal de Saúde.