Depois de dois anos de pandemia da covid-19 e restrições de saúde, o Governo do Estado confirmou que vai realizar a festa de São João, no Parque Anauá. O evento será de 24 de junho ao dia 1º de julho.
Os oito dias de arraial também contarão com apresentações musicais, espaço kids e comidas típicas, valorizando a cultura regional e fomentando a economia local.
Serão apresentados 28 grupos de quadrilhas juninas. O governo está investindo R$ 1 milhão, que foram repassados por meio de convênio com a Ferquaj (Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas), além de mais de R$ 100 mil em premiações. O maior investimento nos grupos de quadrilhas juninas já realizado.
“Após o retorno das atividades culturais pós pandemia queremos realizar um grande evento, amplo, inclusivo e construído em conjunto com os segmentos. Nos próximos dias iremos divulgar a programação completa do tradicional São João do Anauá”, explicou o secretário de Cultura e Turismo, Shérisson Oliveira.
Para o presidente da Ferquaj, João da Cruz, é um momento de muita alegria para as quadrilhas. “O Movimento Junino agradece ao Governo de Roraima pela retomada do evento no seu formato tradicional, assim como a valorização da Cultura, onde mesmo em tempos de pandemia não ficou desassistido, o repasse é o maior já praticado no Estado, assim como as premiações.”, enfatizou.
ANO PASSADO
Em 2021, oito quadrilhas se apresentaram no “Arraiá na sua Casa”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a TV Assembleia. Evento que ocorreu em um tablado montado na Praça do Coreto, atrás do Palácio da Cultura, com transmissão ao vivo pela TV ALE e pelo facebook do Governo.