De uma forma simples e bem divertida, as aulas de Yoga colaboram para um bom desenvolvimento das crianças, enquanto futuros seres humanos capazes de contribuir para um mundo mais pacífico e consciente. E que tal unir isso com o ensino das artes?
Em Roraima, Levine Carvalho criou um espaço para ensinar o filho e a sobrinha e demais crianças e reunir os benefícios do aprendizado no desenvolvimento infantil. Ela também é psicóloga e busca por meio das aulas fazer um acompanhamento com as crianças.
“Em um espaço na minha casa onde acolho e preparo com todo carinho e cuidado o ambiente para as crianças serem elas mesmas. A minha metodologia é “Yoga com Arte”, as aulas são bem lúdicas, com música, histórias, experimentação sensorial, circuitos, brincadeiras e jogos, elas aprendem brincando com os elementos da natureza” explicou.
A instrutora disse que o filho faz a atividade desde muito pequeno. “Percebo maior consciência corporal, respeitam os limites físicos e quando estão agitados, irritados, buscam na respiração um alívio. Meu filho senta na postura de lótus e diz que vai meditar. Eles buscam trazer as sensações de tranquilidade e bem estar da prática para o cotidiano”, conta.
Benefícios para o desenvolvimento infantil
Segundo Levine, encontrar exercícios que, além de trazer benefícios físicos, acalmam e trabalham a autoestima, paciência e confiança das crianças, é uma preocupação de muitos pais. Não é à toa que a procura por aulas de Yoga para crianças tem aumentado consideravelmente.
Ela conta que em alguns países, inclusive, já existem escolas especializadas e dedicadas exclusivamente ao ensino do Yoga para crianças.
“A yoga ajuda as crianças a compreender o seu próprio corpo e ritmo. Trabalha o alongamento, coordenação motora, resistência e flexibilidade corporal. Aplicar valores como o respeito e a não violência no dia a dia. A manter a calma, concentração e o foco em determinada atividade. Eles crescem com mais autocontrole e autoconhecimento. Além da energia e relaxar melhorando a qualidade do sono e de vida” explica.
Diferença para crianças e adultos
A yoga praticada desde a infância pode ter resultados diferentes. De acordo Levine, uma aula para adultos não precisa usar tantos recursos como em uma aula para crianças.
“As crianças são ativas, se dispersam em menor tempo, portanto as aulas são mais dinâmicas. São voltadas para cada faixa etária porém de forma individualizada, respeitando o tempo e o temperamento, preferências e jeito de ser de cada uma. Por isso as turmas são mais reduzidas” ressalta.
O Yoga é reconhecido como uma prática ao alcance de todos, independentemente da idade, no entanto, é na infância que se deve iniciar a prática para que os pequenos possam aproveitar as potencialidades inerentes à própria criança.
“Sigo um plano de aula porém quase sempre tenho que mudar e reinventar atividades que os tragam para o momento presente usando a “linguagem” delas, trazendo o simbólico, o lúdico, a arte em geral, além dos meus conhecimentos como mãe e profissional da psicologia.Então para adultos é mais “fácil” porém me encanta mesmo estar com as crianças, a energia delas é sem igual” reforça.