Em três anos, 26 poços artesianos foram ativados em Boa Vista, aumentando em 50,75% a captação de água feita por poços artesianos e chegando a mais de 99% em cobertura de água potável. A informação foi repassada pela Caer (Companhia de Água e Esgotos de Roraima).
Ainda de acordo com a Caer, na Capital, 20 novos poços artesianos foram perfurados e mais seis poços que estavam parados em gestões anteriores, foram reativados. Somando ao centro de captação de água do rio Branco, a Caer produz atualmente 1.708 litros por segundos.
“Ainda na intervenção em 2018, um levantamento dos principais déficits da Companhia foi realizado, e entre eles estava as inúmeras reclamações de falta de água, principalmente em bairros mais afastados, que tiveram crescimento populacional desordenado por conta da crise migratória, como o caso do bairro Cidade Satélite, em foco o residencial Vila Jardim, Conjunto Pérola, bairro São Bento e o 13 de Setembro, localidades com maior concentração de imigrantes”, explicou o presidente da Caer, James Serrador, ao adiantar que em três anos foram contratados 90 poços artesianos para perfuração.
Em 2019, um poço no bairro São Bento e dois no Cidade Satélite foram colocados em operação. Com os três poços em funcionamento e a conclusão do CRD (Centro de Reservação e Distribuição) do Cidade Satélite, mais de 14 mil pessoas foram beneficiadas.
Em 2020, mais seis poços foram perfurados nos bairros, Operário, Jardim Tropical, 13 de Setembro, Cinturão Verde, Ayrton Rocha (Conjunto Pérola) e Cidade Satélite.
No ano passado, sete poços entraram em funcionamento, sendo três no Cidade Satélite, dois no bairro Ayrton Rocha (Conjunto Pérola), um no São Bento e outro no Centenário. A recuperação dos CRD’s Caranã e Pintolândia, que há anos não passavam por melhorias foi concluída, beneficiando mais de 15 bairros da Capital.
Para aumentar a pressão da rede, e solucionar problemas em bairros mais centralizado, em 2022, mais quatro poços foram perfurados, sendo dois no Santa Tereza, um no Caimbé e um no Buritis.
“Todo esse esforço faz parte de um planejamento detalhado e uma gestão comprometida com o bem estar das pessoas. A implantação do programa estadual Água Para Todos foi essencial, por meio dele, mais pessoas estão tendo acesso a água potável e com pressão adequada para chegar as suas casas”, pontou James.
Ainda segundo a Caer, nesses três anos, 1.135.979 metros de extensão de rede foram implantados na capital, e no último ano, foi construído mais 11.900 metros de rede de água nos bairros São Bento, Pedra Pintada e Comunidade Nova vida, permitindo a regularização mais de 1.000 mil ligações de água.
Mais sete obras estão programadas para serem entregues ainda no primeiro semestre de 2022.
O sistema de abastecimento de água do Jardim das Copaíbas, está em andamento e deve ser concluído no início de junho. A obra inclui 3.700,00 metros de extensão de rede, regularização de 120 ligações e 01 poço tubular profundo.
Os processos de licitação para implantação dos sistemas de água da Cooperativa dos Carvoeiros, João de Barro, Pedra Pintada e Senador Hélio Campos, já estão em fase final, e assim que concluídos, vai permitir a regularização de 10 mil ligações domiciliares.
As obras de recuperação do CRD São Vicente está 75% concluída e em 30 dias deve ser entregue a população, beneficiando os moradores dos bairros São Vicente, Pricumã, Calungá, 13 de Setembro, Liberdade e Mecejana.