Além de professora na Universidade Federal de Roraima, Leila Adriana é também uma artista apaixonada pela investigação poética de flores. A docente está realizando a exposição in-FLOR-Essência, no Pátio Roraima Shopping, até o dia 30 deste mês para apresentar os trabalhos florais de Tepéquem e regiões de Roraima.
A exposição apresenta pinturas feitas de técnicas de tintas acrílicas aquareladas em telas com todas as flores regionais que a artista teve acesso, Leila explica um pouco sobre como funciona o processo de criação.
“O processo criativo acontece a partir de uma investigação artística, eu tenho acesso a flor, daí fotografo ou uso fotografias existentes. A partir da fotografia eu faço o desenho, realizo o projeto e ele vira a pintura final”, explicou.
Ela explica que o lado artístico veio desde a graduação, onde já realizava investigação artística com flores. Conta também que foi uma relação que veio da infância na casa dos pais, onde cresceu com a natureza e levou isso para a vida.
Os trabalhos envolvem coleções de Flores estudadas em Tepéquem e outras regiões do Estado, e além disso, ela relata ter uma coleção em andamento sobre as flores do Monte Roraima, especificamente, as orquídeas.
“O foco é dar uma visibilidade para a questão das flores de Roraima como um todo, e também mostrar um pouquinho da riqueza natural que existe na região norte do Brasil, pensando muito na questão científica também”, explicou.
“Essa é uma das telas que fiz em decorrência da investigação do livro ‘Orquídeas de Roraima’, aqui existem muitas espécies e muitas vezes não conhecemos até mesmo pela questão climática. A proposta de dimensão das minhas telas, buscam ampliar a visibilidade e potencialidade da flor, não somente esteticamente, mas também artística como algo que pode se transformar”, informou.
Segundo a artista, ela também vem desenvolvendo investigações acadêmicas sobre o mercado artístico em Roraima.
“Por ser um estado novo, temos pouca visibilidade em termos de produção artística. Principalmente pela questão de nós temos poucos artistas, poucos espaços pra divulgação e nada ou quase nada, de incentivo a arte e a cultura”, relatou.
Leila apresenta seu trabalho para a população roraimense no Pátio Roraima Shopping durante o funcionamento do local das 10h às 22h até o dia 30 de maio.