O debate sobre políticas de Meio Ambiente está presente no dia a dia de muitas escolas. E para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país acerca do tema, este ano ocorrerá a 11ª edição da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma), evento bienal realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As inscrições estão abertas até o dia 8 de julho.
“A Olimpíada tem o compromisso de despertar a vocação científica dos alunos da Educação Básica e fazer com que as atividades pedagógicas dos professores em sala de aula, ganhem cada vez mais visibilidade”, disse a assistente de Gestão da Obsma Regional Norte da Fiocruz, Rejane Marques.
A diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais da Seed, Maria Aparecida, ressaltou a importância de alunos e professores participarem da Olimpíada.
“A Olimpíada tem como objetivo fortalecer nos estudantes, o desejo de aprender, de conhecer e de pesquisar. Nós precisamos despertar em nossos alunos, o desejo de estudar e investigar, estimulando a realização dos trabalhos que vão contribuir com a melhoria das condições ambientais e de saúde no país”, disse.
QUEM PODE PARTICIPAR
Alunos e professores do 6º ano do Fundamental à 3ª série do Ensino Médio podem participar.
São aceitos na Olimpíada, produções de texto, projetos científicos e produções audiovisuais, alusivos ao tema “Saúde e Meio Ambiente”, produzidos por alunos regularmente matriculados em uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).
“Não há lugar melhor do que a escola para despertar nos alunos o desejo de pesquisar, de criar as suas hipóteses, os seus problemas e de buscar soluções para eles”, completou a professora Maria Aparecida.
Trabalhos selecionados na etapa regional, participarão da etapa nacional da Olimpíada, onde os autores dos trabalhos selecionados poderão participar dos eventos programados e da cerimônia de premiação nacional a ser realizada na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (RJ), em data a ser definida.
O Estado de Roraima concorre na região Norte, junto dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará e de Rondônia.
A inscrição é gratuita, e será realizada em duas etapas, sendo, o preenchimento do formulário eletrônico disponível no site oficial da Obsma (Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente) e envio do trabalho completo.
O trabalho original deve ser enviado através do e-mail [email protected], e todos os textos enviados por e-mail devem ser anexos em formato PDF.
Também é possível enviar os trabalhos, via Correios, para uma das Coordenações Regionais da Obsma (sedes regionais da Fiocruz em todo o Brasil).
Regulamentos , formulários e todas as demais informações sobre a Obsma podem ser encontradas no site da Olimpíada, no link: https://olimpiada.fiocruz.br/.