Cotidiano

Centro de Equoterapia retorna suas atividades

O Centro desenvolve atividades por meio de um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar

Na manhã desta segunda-feira, 27, o Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães, localizado no Parque de Exposição de Boa Vista, retornou seus trabalhos, depois de quase um ano sem atividades. Esse período parado se deve ao fato da nova formação de um quadro funcional para atender a comunidade.

O Centro desenvolve atividades por meio de um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.

Segunda a Secretária de Educação, Selma Mulinari, antes quem fazia o atendimento no Centro era a secretaria de saúde. “Os profissionais foram devolvidos para pasta e fizemos um credenciamento para que pudéssemos colocar nas atividades, fisioterapeuta, psicólogo, profissionais para atendimento na área de saúde e guias para poderem atender aos alunos”, ressaltou.

Selma disse que na gestão passada o Centro tinha passado por uma reforma, mas que será necessário fazer alguns reparos, ajustes e organizar algumas coisas. “E depois dessas ações fazer um refeitório e tentar adequar às necessidades para mais na frente termos solucionado as demandas de trabalho”, afirmou.

O Diretor do Centro de Equoterapia, Rafael Arcanjo, informou que atualmente o Centro atende 110 pessoas, mais a idéia é atender 200. “Para desenvolver as atividades aqui nós contamos com o trabalho de sete cavalos”, disse.

“Nós funcionamos de segunda a sexta-feira, no horário comercial e atendemos crianças, jovens e adultos para estimulação ou readaptação, tanto físico como psicológica”, afirmou o Diretor.

 

Matéria completa na Folha Impressa de amanhã (28)