O técnico Chiquinho Viana do São Raimundo como roraimense nato defende o crescimento do futebol local. O mister torce por uma ultrapassagem de Roraima por Acre no ranking de Federações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O vizinho da região tem direito a duas vagas na Copa do Brasil; Roraima ultrapassando teria direito a vaga para o vice do Estadual de 2022.
Se tratando de valores, R$ 620 mil a mais nos cofres do futebol de RR. O valor se refere a cota de TV de participação na Copa do Brasil. Com o direito de participação ao campeão e vice de RR no certame nacional, o futebol local teria maior visibilidade nacional.
Um acesso de um time roraimense selaria uma possível vaga. A caminhada prossegue, em jogo de “seis pontos” contra o Rio Branco, deu Mundão por 1 a 0, na última rodada da Série D. Por via, o Náutico vencia o Humaitá por 1 a 0 e sofreu empate em 1 a 1 na etapa complementar.
“Foi uma grande vitória, vínhamos de uma ressaca da conquista do Estadual. É uma luta de Federações, se trata de uma briga direta, mas infelizmente não temos auxílio de ninguém, para que consigamos mais para Roraima na Copa do Brasil. Ano passado chegamos muito próximos, mas não temos ajuda da Federação ou algo que possa nos estimular mais ainda”, disse Chiquinho Viana.
Outro ponto criticado pelo técnico do Mundão é a logística imposta pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), para jogar contra o Humaitá, no domingo pela Série D. O clube macuxi tendo que sair de Boa Vista na terça e ter que fazer conexão em Brasília. A delegação alviceleste perdeu 90% dos treinos da semana. Chiquinho ficou irritado com a programação colocada na mesa pela entidade.
“Sair na terça e jogar no domingo, isso é um absurdo que fazem com a gente. Temos que passar por isso, para sonhar com g4. Gostaria de saber se a empresa Palace que é responsável por montar as logísticas do futebol brasileiro iria fazer isso com um Flamengo, Corinthians ou Palmeiras”, disse Chiquinho Viana.
Pela quinta rodada do grupo A da Série D do Campeonato Brasileiro, o São Raimundo volta a campo contra o Humaitá (AC), às 17h (de Brasília), de domingo (15), em Humaitá.
Por João Paulo Oliveira