Com uma carta para a rainha britânica Elizabeth II, a estudante Luiza Ayana Peixoto Oliveira, do 1º ano do Ensino Médio do Sesi-RR, ganhou a etapa estadual do Concurso Internacional de Redação de Cartas. Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), o certame visa melhorar a alfabetização de jovens por meio de cartas, incentivando a criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.
Com a classificação, a aluna e a escola receberão certificados, além de R$ 2,3 mil e R$ 2,5 mil, respectivamente. A vencedora estadual vai concorrer na fase nacional contra ganhadores de outros 25 Estados e do Distrito Federal. “Agora que descobri que meus textos expressam algo interessante aos outros, vou me esforçar para melhorar cada dia mais, assim, irei compartilhar um pouco de minhas opiniões, e ao mesmo tempo descobrir outras perspectivas, abrindo meus olhos para as infinitas possibilidades”, comentou Luiza.
No Brasil, o concurso fica a cargo dos Correios e é desenvolvido nas fases escolar, estadual e nacional. O tema da redação da 51ª edição foi “Escreva uma carta a uma pessoa influente para explicar por que e de que forma ela poderia tomar iniciativas para combater a crise climática”.
Em sua primeira participação no certame, Luiza Ayana revelou que sempre teve interesse de participar da competição “No primeiro momento fiz a redação apenas como um teste divertido, já que me interessei pelo tema selecionado, e pude abordar diversos fatos sobre a crise climática, além de desenvolver minhas habilidades de persuasão através da escrita”, contou.
“Direcionei meus argumentos à Vossa Majestade Rainha Elizabeth II, devido à observação de que, em diversos momentos de sua vida, ela se mostrou disposta quanto aos interesses socioambientais. Dessa forma quis evidenciar minhas preocupações para com as constantes alterações relativas à instabilidade do clima em nível mundial, acreditando que os ‘Objetivos Sustentáveis da ONU’, sejam medidas efetivas que devem ser adotadas com urgência contra os impactos da crise climática. E por meio dessa, promover o combate à degradação ambiental frente aos demais líderes mundiais, conduzindo a adoção de medidas que garantam o acesso à educação de qualidade, a erradicação da miséria e ao fomento de uma nova consciência de responsabilidade ambiental e salientar seus riscos para a economia global”, explicou.
Para a vice-diretora da escola, Alesandra Farias, “a educação deve transcender o espaço e o tempo, tornando-se uma permanente busca pela melhoria de vida dos indivíduos e da sociedade. Estamos felizes pela participação e conquista da nossa estudante”.