Cotidiano

Evento marca volta das atividades do Plano Nacional da Cultura Exportadora

Plano é uma iniciativa do Governo Federal que visa ampliar número de exportadores no Estado

Um encontro do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) vai marcar o retorno das atividades do programa e o início dos atendimentos às empresas em Roraima após dois anos de pandemia. O evento será na próxima quarta-feira (18), às 18h30, no auditório do Instituto Euvaldo Lodi/IEL-RR (Avenida Capitão Júlio Bezerra, 363, Centro de Boa Vista).

O PNCE, do Governo Federal, busca difundir a cultura exportadora e ampliar o número de exportadores. Em Roraima, o Comitê Gestor é coordenado pela Federação das Indústrias (Fier). O intuito da programação de reabertura é apresentar o plano e reunir uma rede de apoio, formada por empresas e instituições públicas e privadas que atuam no fomento às exportações brasileiras.

Segundo o analista de Comércio Exterior da Fier, Ivan Gonzalo, o principal papel do PNCE-Roraima é organizar as ações desenvolvidas pelas instituições parceiras para que as atividades sejam executadas de forma harmônica, evitando duplicidades e sombreamentos, minimizando lacunas e, desta forma, otimizando os esforços quanto à exportação.

“O plano tem a participação de entidades nacionais, como a Apex-Brasil, de governos estaduais e municipais, Receita Federal, além de diversas instituições regionais, como é o caso da Suframa. A coordenação nacional do PNCE é feita pelo Ministério da Economia e nas Unidades da Federação por Comitês Estaduais compostos pelos principais intervenientes no comércio exterior regionais, sendo em Roraima a Fier”, explicou.

Gonzalo destacou que o encontro apresentará o PNCE, as entidades que compõem o comitê gestor, a forma como os empresários podem ingressar no programa e serem beneficiados no mercado externo e um case de sucesso. “Retornamos com as atividades do PNCE e estamos aptos a atender esta demanda”.

Ele ainda ressaltou que o evento visa apresentar oportunidades disponíveis no mercado exportador, incluindo consultorias especializadas e informações sobre acessos a mercados. Informações sobre como participar podem ser solicitadas pelo (95) 4009 5409 e/ou e-mail [email protected].