A pugilista roraimense Rafaela Marques Silva, de 17 anos, venceu o combate final contra Balgabek Aruza, do Cazaquistão, e foi campeã mundial escolar de boxe nesta sexta-feira (20), na cidade de Normandia, na França. A vitória saiu em decisão dividida dos juízes (3 a 2).
Com o título do Gymnasiade, a brasileira escreve seu nome na história da competição por ser a primeira campeã da categoria feminina até 60 quilos, uma vez que é a primeira vez que o boxe é incluído no programa da competição mundial.
Antes da decisão, Rafaela Silva venceu duas lutas: contra a turca Rukiye Kaya por nocaute técnico e a ucraniana Diana Komklyk por decisão unânime dos juízes (5 a 0).
No ano passado, Rafaela Silva foi vice-campeã brasileira e bronze no Campeonato Sul-americano, ambas competições na categoria Juvenil. Os desempenhos chamaram a atenção da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), que a convocaram para a seleção de boxe no Gymnasiade.
A competição é uma das principais na modalidade escolar no mundo e reúne cerca de 3,4 mil alunos-estudantes de 69 países, todos na faixa etária de 16 a 18 anos. Nesta edição, o Brasil enviou a maior delegação de sua história, com 230 atletas de 22 unidades federativas, distribuídos em 20 modalidades.