Cotidiano

Movimento indígena realiza ato político em alusão aos povos Yanomami

Evento ocorrerá nesta quarta-feira (25) a partir das 17h no Espaço Cultural Paricá

Nesta quarta-feira (25) a partir das 17h, o Movimento em Defesa de Roraima realizará um evento em alusão aos povos indígenas que vivem nas terras Yanomami, representando um encontro de resistência e solidariedade contra o garimpo ilegal. A ação será no Espaço Cultural Paricá, localizado no bairro Aeroporto, em Boa Vista.
 
O evento inicia com a realização de um ato político, e às 19h ocorrerá a exposição “genocídio Yanomami”, que relata os processos permanentes de ataque a terra indígena, realizados pelo garimpo ilegal.

Neste dia 25, completam-se 30 anos do Decreto Presidencial, sem numeração, que homologou administrativamente a demarcação da Terra Indígena Yanomami, conforme estabelece o artigo 231, da Constituição Federal, garantindo aos povos que lá residem o direito ao usufruto do território, direito este sempre negado pelo Estado, diante do constante processo de garimpagem. 

A comemoração da data se transfigura em fortalecimento da luta, diante do garimpo ilegal, defendido por segmentos políticos e empresariais de Roraima, que desdenham diante do genocídio de um povo. A exposição trará do Haximu a Palimiu o genocídio persiste, uma forma de compreendermos esse processo na história.