Saúde e Bem-estar

Nódulo na tireoide: Saiba quando é necessário fazer cirurgia

Endocrinologista explica quais são os sinais que mostram a hora de tirar o nódulo

A tireoide é uma glândula, em forma de uma borboleta  localizada na parte inferior da frente do pescoço, é ela a responsável por produzir hormônios que ajudam a regular o metabolismo. Essa glândula pode sofrer doenças que alteram sua forma ou função. De acordo com o médico endocrinologista Cesar Penna, existem sinais que mostram a necessidade de uma cirurgia para retirar o nódulo.

“As doenças mais comuns da tireoide são aquelas em que ocorre uma alteração na produção dos hormônios, como o hipertireoidismo e o hipotireoidismo. Mas também podem acontecer alterações na estrutura da glândula, com a formação de nódulos na tireoide. Cada caso deve ser analisado individualmente pelo médico. Geralmente, os nódulos benignos não precisam ser removidos cirurgicamente, a menos que causem sintomas como asfixia ou dificuldade de engolir. Mas é necessário um acompanhamento médico periodicamente para verificar se o nódulo cresceu ou não, e nesse caso a necessidade de uma possível cirurgia”, explica.

Segundo ele, quando existem sintomas como o inchaço na base do pescoço, a pressão na traqueia ou esôfago, dificuldade de engolir e a falta de ar podem ser alguns dos sintomas que indicam cirurgia de retirada.

“As chances de desenvolver nódulos crescem quanto mais a pessoa envelhece. Aos 60 anos, cerca de metade das pessoas têm um nódulo tireoidiano. É muito comum que eles sejam descobertos durante um exame físico de rotina ou em exames de imagem, tomografia do pescoço ou uma simples ultrassonografia. Também é possível, o próprio paciente identificar o nódulo ao realizar o autoexame da tireoide apalpando a região “, explica.


Quando aparece um nódulo, a maior preocupação é o risco de ele ser maligno (Foto: Divulgação)

 
O que provoca o nódulo na tireoide?
 
Em alguns casos, o nódulo pode produzir tetraiodotironina (T4) adicional, um hormônio secretado pela tireóide. Essa T4 a mais no corpo pode causar sintomas de hipertireoidismo, como: perda de peso inexplicável; aumento de transpiração; tremor; batimento cardíaco rápido ou irregular.
 
Ganho de peso
Como a função da tireoide também é regular o metabolismo e a quantidade de energia que o organismo gasta durante o dia, o ganho e/ou a perda de peso podem também estar ligados a alterações do funcionamento da glândula.
 
“O melhor método para evitar o ganho de peso por alterações na tireoide é identificar o problema e iniciar o tratamento indicado pelo médico, pois assim será possível equilibrar o funcionamento da tireoide e de todo o metabolismo corporal” reforça o especialista.
 
Exames 
 
Quando aparece um nódulo, a maior preocupação é o risco de ele ser maligno. Mas, na maioria dos casos, os nódulos da tireoide são benignos. Sabe-se que apenas uma pequena porcentagem de nódulos da tireoide são malignos . De qualquer forma, é essencial marcar uma consulta com seu médico para o diagnóstico adequado.
“O ultrassom é um exame fundamental para avaliação dos nódulos. Com ele, é possível saber o tamanho, contorno, conteúdo e número de nódulos. Mas, para saber mais informações sobre o nódulo, o médico pode solicitar uma punção aspirativa por agulha fina (PAAF). Esta é uma ferramenta muito importante na análise de nódulos na tireoide quando há suspeita de câncer” finalizou Penna.
 
Por Raísa Carvalho