Após nove dias de Gymnasiade, campeonato escolar mundial disputado na França, a estudante Rafaela Marques da Silva, de 17 anos, retornou para casa com muita alegria e orgulho por ter representado tão bem o Estado de Roraima, bem como o Brasil.
Na manhã desta quarta-feira, dia 25, a campeã mundial de boxe estudantil foi recebida pelos amigos e professores do CEM (Colégio Estadual Militarizado) Professora Maria dos Prazeres Mota, onde a jovem cursa a 3ª Série do Ensino Médio.
“Às vezes faltam palavras para descrever o que eu estou sentindo, mas os principais sentimentos são de orgulho e de dever cumprido, por ter realizado um bom trabalho”, disse, satisfeita, Rafaela.
Como forma de homenagem, a equipe escolar organizou para a atleta um desfile pelas principais ruas da Capital no caminhão do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, que foi acompanhada por professores, familiares e alunos do Colégio.
A COMPETIÇÃO
O Gymnasiade é a maior competição esportiva escolar do mundo, realizada pela Federação Internacional de Desporto Escolar. Nesta edição, o evento contou com a participação de 3.399 estudantes-atletas de 69 países, em 20 modalidades.
A delegação da Confederação Brasileira do Desporto Escolar contou com 345 integrantes (atletas, técnicos, árbitros e equipe médica). Foi a maior delegação da competição com 230 estudantes atletas, de 22 estados competindo em 18 modalidades. Em Roraima, as competições contam com apoio da FEDERR (Federação Roraimense de Desporto Escolar).
A campeã também foi recebida no Palácio Senador Hélio Campos, pelo governador Antonio Denarium e pela primeira dama Simone Denarium. O governador parabenizou a atleta e reforçou o compromisso com o esporte escolar.
“É um título inédito para o esporte estudantil roraimense, então parabenizo à Rafaela e todos os profissionais envolvidos no trabalho em apoio ao esporte no Estado. O Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Educação e Desporto e da Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social, está enviando centenas de alunos para participar de competições nacionais e internacionais, valorizando o esporte roraimense”, afirmou o governador.
Antes de embarcar para a França, a atleta Rafaela Marques conquistou medalha de bronze nos Jogos Sul-americanos da Juventude, em Rosário, na Argentina, junto da Seleção Brasileira de Boxe.
O pai da atleta e também boxeador, Ronaldo Silva, não escondeu a emoção em ver a filha campeã mundial. “Minha filha em 15 dias, conquistou dois continentes. Ela treina desde os oito anos de idade comigo e recentemente foi treinar com a Seleção Brasileira de Boxe, onde ela pôde se aprimorar, até se consagrar campeã mundial”, disse Ronaldo.