No dia 11 de junho, das 8h às 12h, ocorrerá no Sesc Centro, localizado na avenida Mário Homem de Melo com Araújo Filho, no Centro de Boa Vista, a palestra “Autismo: aprender a ensinar” com a presença de vários profissionais da área e a certificação aos participantes.
Para participar, os interessados podem adquirir o ingresso na loja Portal Mágico, na rua Coronel Pinto, no Centro, por R$ 30,00 mais um quilo de alimento não perecível, ou R$ 35,00 via pix (chave 95988050312 ou 95991160090), neste caso a organização se responsabilizará em comprar o alimento por pix feito para ser destinado ao programa Mesa Brasil, do Sesc.
A organizadora é mãe do Vitor Antonio, de 3 anos, diagnosticado com autismo há dois anos. Érica Jacinto da Silva explica que o evento terá cunho beneficente e educativo. “O Vitor é autismo e sofre com convulsões desde maio do ano passado, toma medicação e mesmo assim as convulsões não acabam”.
Com apoio de profissionais, da Saúde e Educação, o ciclo surgiu após dúvidas de pais, professores e população participantes de rodas de conversa. “Conseguimos pessoas que topassem trazer assuntos do dia a dia como crise sensorial, como procurar o diagnóstico, dificuldade de tratamento”, explicou Érica.
Érica é pedagoga e antes do diagnóstico do Vitor conheceu o TEA (Transtorno do Espectro Autista) pelos alunos. Mas com a vivência na vida pessoal, buscou apoio, auxilio e conhecimento para ajudar a criança no tratamento. “Ele tem exames genéticos para fazer, conseguimos a coleta e ainda tem possibilidade de uma cirurgia e, provavelmente, terá que voltar para São Paulo”.
Atualmente, a criança faz o tratamento por liminar judicial contra o plano de saúde. “Tivemos que mover ação para o tratamento adequado”, e acrescentou. “Quando se encontra um profissional qualificado, um ambiente que entenda, não tem vaga, nem mesmo particular”, lamentou.
Confira a programação:
Palestra: Dicas práticas para o ensino de crianças no Espectro Autista – com a pedagoga Ana Paula Aporta, doutora em Educação Especial e Análise do Comportamento Aplicada (ABA);
Palestra: TEA: Desafios do diagnóstico ao tratamento – com a neuropediatra do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima, Charlote Buffi;
Palestra: Neuroplasticidade: Explorando as habilidades sensoriais – com a especialista no protocolo Pediasuit Bobath, Integração Sensorial, Flootime ABA e Psicomotricidade em TEA, Tuyane Vasconcelos;
Palestra: Psicomotricidade desenvolvendo a aprendizagem – com o especialista em Psicomotricidade e Analise Comportamental Aplicado ao TEA, Maycon Machado, e com a pós-graduada em Gestão Educacional Luciana Lyra.
Por Yasmin Guedes