Cotidiano

População pode entrar em contato com a PM por meio de aplicativo

Além do aplicativo, a Polícia lançou o site institucional

A população pode acionar a Polícia Militar (PMRR) através do aplicativo Polícia na Rua, que foi lançado no Comando Geral da PM, nessa quarta-feira, 1 de junho. O aplicativo já está disponível nos sistemas IOS e Android. Além do aplicativo, a PM também lançou o site institucional.

O objetivo é reuniar as Forças de Segurança em uma única plataforma e facilitar o acesso da população. No aplicativo é possível à população acionar o 190, o Disque Denúncia, telefones e e-mails institucionais. Os moradores do interior do Estado, também terão acesso aos telefones e localizações dos batalhões, tudo vinculado ao aplicativo de mensagens WhatsApp.

“São duas ferramentas que a Polícia Militar lança. Através da tecnologia buscamos uma interação maior com o cidadão, que pode realizar desde o Boletim de Ocorrência virtual até acionar o 190 e realizar outras denúncias”, disse o coronel da PM Francisco Xavier.

O app foi desenvolvido pela própria corporação e contou com o apoio de soldados e oficiais com formação em Tecnologia. Além da PM, informações sobre a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Samu, Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PF) e Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

FACILIDADE

Para facilitar as Declarações de Acidente de Trânsito (DAT), sem vítima, o site disponibiliza essa ferramenta para a população.

Para utilizar, é necessário acessar o endereço eletrônico na ferramenta DAT, iniciar e preencher o formulário com as informações sobre o acidente de trânsito. Após esse procedimento, a Companhia Independente de Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário (Ciptur), irá fazer a homologação e realizar os tramites legais.

“Os acidentes de trânsito sem vítima demandam bastante os atendimentos da PM e após preenchimento do formulário pelos próprios envolvidos e essa homologação, o cidadão vai poder utilizar a declaração para os fins legais”, finalizou Xavier.


Comandante da Polícia Militar durante o lançamento do aplicativo (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)