Frutas como o buriti e o açaí estão na rotina alimentar do roraimense. Fontes de gordura boa, as frutas devem ser consumidas de preferência pela manhã. De acordo com a nutricionista Grasiely Almeida, as frutas ajudam na absorção de vitaminas lipossolúveis como é a vitamina D.
“O buriti é fonte de betacaroteno poderoso antioxidante para renovação celular, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, fonte de fibras auxiliando no bom funcionamento do intestino. Enquanto o Açaí, é rico em flavonoides antioxidante que promove o rejuvenescimento da pele, fonte de gorduras boas como ômega 6 e 9 excelentes para o bom funcionamento do coração, ótimo como pré-treino por ser fonte de energia” explica.
A nutricionista explica que para saber se o alimento está apto ao consumo é preciso observar a cor, o cheiro e se está palpável. “Primeiramente, é preciso observar o local de procedência do alimento, a higiene envolvida em seu manejo e local de venda, assim como gosto, odor e a coloração do produto” ressalta.
A especialista também explica que ambos os alimentos são calóricos e se consumido em excesso pode trazer aumento de peso.
“O buriti e o açaí são saudáveis, inclusive são recomendado à gestantes pelas fibras que os alimentos contém auxiliando no bom funcionamento do intestino e absorção de vitaminas que a gestante necessita neste período, fortalece as defesas do organismo da mulher e do bebê” diz.
Assim como o buriti, o açaí é um alimento calórico e por isso requer cuidados com os adicionais que se colocam podendo elevar mais ainda sua caloria. “Pode ser ingerido de preferência antes do treinos por ser fonte de energia” diz.
Buriti
Símbolo da flora roraimense, além de servir para consumo humano, os frutos e sementes do buriti também podem ser utilizados na produção de artesanato. Já a planta, pode chegar até 35 metros de altura, costuma ser usada até para produzir tetos de casas de palha.
Açaí
O açaí já é um fruto que alcançou o mundo como símbolo da Amazônia e do Brasil. Ele possui um status de alimento fitness. Isto acontece devido ao fato de possuir um alto teor de proteínas e auxiliar na formação de aminoácidos, aliado na construção muscular.
A fruta possui antocianina, responsável pela coloração arroxeada do fruto. Além disso, essa substância é o famoso “fator rejuvenescedor” do açaí por ser um excelente antioxidante e combater os radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento.
Por Raísa Carvalho